Alba

A cidade de Alba, na Itália, foi fundada na época da Roma antiga e já foi denominada a cidade das 100 torres, sendo que algumas torres ainda existem hoje em dia. Alba é produtora de trufa branca, iguaria culinária deliciosa que é encontrada debaixo da terra.

Alba, Itália.

Alba, Itália.

O que é a trufa? 

Mais conhecida pelo seu nome italiano tartufo, ela é como um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 cm. Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca (Tuber magnatum) e a negra (Tuber melanosporum).

Trufa branca.

Trufa branca.

Caça às trufas

A pequena cidade recebe centenas de culinaristas e turistas atraídos pela Feira da Trufa Branca de Alba, que geralmente acontece nos meses de outubro e novembro e marca a temporada de caça à iguaria com exposições, mostras culinárias, enogastronomia e todo tipo de encontros culturais, musicais, literários, folclóricos e esportivos. O método mais comum é com cachorros preparados para esta tarefa, mas algumas empresas utilizam porcos. Selvagens, raras e fascinantes, as trufas brancas fascinam não apenas pelo sabor, mas pelo mistério que envolve sua produção: não se sabe ao certo como esses fungos se formam e se desenvolvem no subsolo pois não existe plantação ou cultivo de trufa. Nessa caça você irá juntamente com os cães farejadores em busca dessa preciosidade.

trufa3.jpg

Que tal caçar trufas em sua próxima viagem? Para saber mais entre em contato com a Leroy Viagens.

roberta@leroyviagens.com.br . (31) 3143 1473 . (31) 99119 1473