As Rotas da Seda foram uma série de rotas que interligavam o sul asiático, utilizadas antigamente para o comércio de seda e cetim entre o Oriente e a Europa. Localizado na Ásia Central, o Uzbequistão é conhecido por ter diversos locais importantes que faziam parte dessas rotas e também por seus diversos mausoléus e mesquitas.

seda1.jpg

Toshkent

Toshkent, ou Tashkent, é a capital do país e sua maior cidade. Com grande importância histórica e lindas construções e monumentos antigos, a cidade também é a mais moderna e desenvolvida do Uzbequistão, considerada como seu centro comercial. Conta com diversos restaurantes, museus e vida noturna bem animada e alguns dos seus principais atrativos são a Praça da Independência, a Praça Amir Timur, a Biblioteca do complexo de Khast, o Teatro Navoi e o Chorsu Bazar, tradicional bazar no centro da cidade onde podem ser adquiridos diversas peças de artesanato locais.

tashkent2.jpg

Samarqanda

Samarqanda, ou Samarcanda, significa “Forte de Pedra” ou “Cidade de Pedra”. É a segunda maior cidade do país e se localiza num vale fértil irrigado. É reconhecida mundialmente como importante ponto cultural e arquitetônico da Ásia Central e suas construções e monumentos históricos contrastam com prédios modernos. Dentre seus atrativos, destacam-se as três enormes madraças decoradas em estilo iraniano no complexo de Registan, a mesquita Bibi-Khanym, o Siob Bazar a avenida repleta de mausoléus denominada Shah-I-Zinda.

samarcanda11.jpg

Shakhrisabz

A cidade de Shakhrisabz fica ao sul do Uzbequistão, a uma altitude de 622 metros. É o berço do conquistador Amir Timur e abriga seu palácio de verão não restaurado, uma estátua em sua homenagem, os túmulos de seus dois filhos e de seu tutor espiritual. Alguns dos seus principais atrativos são a mesquita de Kok-Gumbaz, o completo de Khazrati-Imam, o Palácio Ak Saray e o Museu Amir Timur.

shakrisabz5.jpg

Bukhara

Bukhara é quinta cidade mais povoada do país e é um dos seus principais centros de cultura e história tadjique-persa. Considerada como um oásis no meio do Deserto de Kyzylkum, era um dos principais pontos comerciais das caravanas das Rotas da Seda e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma das cidades mais antigas do mundo, é repleta mesquitas, madraças, mausoléus, minaretes, fortificações e outras construções históricas, além de vários mercados.

bukhara4.jpg

Gostou desse roteiro? Entre em contato, agende seu horário e venha planejar ele com a gente!

roberta@leroyviagens.com.br . (31) 3143 1473 . (31) 99119 1473