Você já conhece Cartagena das Índias na Colômbia?

Seria tão bom poder conciliar turismo histórico com um bom descanso na praia, não é mesmo? Na Cartagena das índias é possível ter passeios ricos de história da colonização espanhola nas Américas e ainda aproveitar os pés na areia. Saiba mais sobre esse destino colorido, histórico, com arquitetura colonial e clima tropical da região caribenha.

 
 

História: por que o nome Cartagena das índias?

A cidade litorânea, quinta maior da Colômbia, rica em arquitetura e história, carrega traços fortes da colonização espanhola. A cidade portuária foi fundada em 1º de junho de 1553 por Pedro de Heredia e recebeu este nome por se assemelhar a baía de Cartago no mar mediterrâneo onde os espanhóis acreditavam ter chegado. 

Na época 1741, Cartagena das índias era a base portuária responsável por transportar ouro, prata e esmeraldas das colônias: Panamá, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e Colômbia. Dessa forma, a cidade se tornou alvo de piratas, em especial os conventos, monastérios e as igrejas, pois guardavam as maiores relíquias. Por isso, os espanhóis construíram fortificações, muralhas e fortes para proteger a cidade.

Após a independência da Colômbia os portos deixaram de ser usados para transporte de pedras e metais preciosos, e passaram a transportar frutas, café, alimentos e importação de eletrodomésticos. Parte da muralha foi destruída, mas o forte de San Felipe de Barajas continua em excelentes condições. 

Desde o ano de 1985, a cidade de Cartagena das índias é considerada um patrimônio histórico e cultural.

Sobre Cartagena dados gerais:

  • População:914.552

  • Fuso: (GMT-5)

  • Língua local: Espanhol

  • Moeda Local: Peso colombiano

 

Onde fica a cidade de Cartagena das Índias?

A cidade litorânea é banhada pelo mar do Caribe e é a capital de Bolívar na Colômbia, país da América do Sul. A Colômbia faz fronteira com o Brasil, Venezuela, Panamá, Equador e Peru.

Veja no Mapa a localização exata:

 
 
 

Como chegar em Cartagena saindo do Brasil?

Não há voos diretos entre o Brasil e a Cartagena, é preciso pegar um voo com destino a Lima no Peru ou Bogotá, capital da Colômbia em seguida fazer uma conexão para o destino final. A distância entre o aeroporto e o centro da cidade é de aproximadamente 10 a 15 minutos.Também é possível chegar a Cartagena de navio, os cruzeiros em alta temporada são bem comuns, porém não permanecem muito tempo na cidade.

 

O que fazer em Cartagena?

Em Cartagena  é possível fazer cruzeiros luxuosos com comodidades a bordo como piscina, banheiras, academias de ginástica, bares e restaurantes. Ademais, também são opções, fazer mergulho, passear de Iate, fazer tour guiado, caminhar pela cidade, visitar museus e provar a gastronomia local .

 
Cartagena-Colômbia-Forte-San-Felipe-de Barajas.jpg
 

Veja a seguir os principais pontos turísticos de Cartagena das Índias.

  1. Cidade das muralhas: dentro da parte amuralhada está a verdadeira parte histórica da cidade,com muitos restaurantes, igrejas e bares. O lugar é ideal para caminhar e observar as flores nas sacadas e a arquitetura colorida dos prédios coloniais. O momento ideal para tirar fotos imerso(a) na cultura local.

  2. Castelo San Felipe de Barajas: o local foi construído para proteger a cidade dos piratas que vinham em busca das riquezas extraídas das colônias com destino à Espanha. O forte possui várias passagens secretas para o uso dos militares da época.

  3. Arquipélago do Rosário: reserve seu passeio até as ilhas e curta incríveis paisagens caribenhas. Tome drinks tropicais e aproveite a praia com areia branquinha e uma vista das águas cristalinas no arquipélago.

  4. A muralha: durante a visita é possível caminhar nas muralhas e observar o mar no mesmo local em que os soldados do exército espanhol vigiavam seus inimigos.

  5. Torre do relógio: um dos cartões postais mais famosos da cidade. Antiga entrada da cidade murada.

 

Onde comer? Pérolas da gastronomia de Cartagena 

Os pratos típicos mais conhecidos da região e que você não pode deixar de provar, são as Arepas, pão/ bolo típico da região, Patacones, que são fatias fritas de banana-da-terra cortadas em tiras grossas, arroz com coco, peixes e frutos do mar.

Os restaurantes mais bem avaliados são:

  • El Burlador Gastrobar;

  • Gran Inka Gastrobar;

  • Mar de Las Antillas.

 

Quando ir?

Por ser um destino em um país tropical a temperatura média em Cartagena vai de 23ºC a 30ºC. Ou seja, faz calor o ano inteiro, prepare-se! O período entre maio e novembro geralmente tem a maior possibilidade de haver chuvas. Já de dezembro até abril o tempo fica mais seco, sem chuvas. 

Se você não gosta muito de calor, é bom evitar a viagem entre os meses de maio a setembro. O mês mais chuvoso é outubro e o mais fresco é janeiro.

 

Quantos dias são necessários para conhecer Cartagena?

O tempo ideal para conhecer Cartagena com calma e curtir a vida noturna, os pontos turísticos, históricos e praias vai de 4 dias a uma semana. A cidade é pequena e permite visitar tudo de carro ou a pé.

 

Para quem esse destino é recomendado?

Cartagena é um destino indicado principalmente para casais apaixonados que desejam curtir a praia em momentos românticos. O destino também é interessante para os amantes de história e arquitetura, inclusive para os que viajam sozinhos. A cidade colorida também tem uma vida noturna bacana para grupos de amigos.

 

Onde ficar

O Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena é um dos dos hotéis que nós indicamos. Ele oferece um excelente atendimento, boas acomodações, vista para o mar, área comum e arquitetura colonial luxuosa com estilo francês. A mistura ideal entre luxo e sofisticação com um toque histórico característico do destino.

O hotel possui bar, SPA, sala de reuniões e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os idiomas falados no hotel são espanhol, francês, inglês e português e ele está localizado no bairro San Diego próximo ao centro.

A Leroy Viagens possui excelentes condições para este hotel

 
Cartagena-onde-ficar.jpg
 

Abertura das fronteiras da Colômbia para brasileiros

A Colômbia está reaberta para receber brasileiros desde o dia 13 de maio deste ano. As exigências para adentrar o país são :

  • Teste negativo de Covid feito com até 96 horas de antecedência;

  • Formulário “Check-Mig” preenchido com até 24 horas antes do embarque;

  • Manter o distanciamento social;

  • Obedecer o limite de pessoas nos estabelecimentos e usar máscara em locais públicos.

Recomendações e dicas extras para Cartagena:

  • É seguro viagem importante contratar a fim de evitar transtornos durante a sua a estadia.

  • Devido a integração econômica do Mercosul, os brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia.

  • Os documentos necessários são apenas o passaporte válido e o certificado internacional de vacinação da ANVISA contra febre amarela.

 

Venha conhecer as maravilhas históricas, arquitetônicas e naturais da Cartagena!

Agora que as fronteiras estão abertas, não perca a oportunidade de conhecer esse lindo destino no mar caribenho próximo de Aruba. Criamos roteiros personalizados de acordo com suas preferências. Solicite sua viagem com a Leroy Viagens.