Croácia

À beira do Mar Adriático, a Croácia tem belíssimas praias, mais de 1.000 ilhas espalhadas pela Costa da Dalmácia e parques com lagos de águas turquesas e esmeraldas.

Além de ser famoso por suas festas e baladas animadas, o país também chama atenção por suas fortalezas e muralhas bem conservadas e por abrigar uma das cidades medievais mais bonitas do mundo!

Tudo isso faz com que a Croácia seja uma excelente opção para curtir o agito do verão europeu!



pacote-de-viagem-croacia.jpg



Sobre

A Croácia é um pequeno país europeu que, além do território continental, conta com mais de 1.000 belíssimas ilhas na Costa Dálmata.

Localizada na região dos Balcãs e banhada pelo mar Adriático, a Croácia faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e, também, fronteira marítima com a Itália.

O país que já fez parte da Iugoslávia e viveu os horrores do nazismo declarou sua independência em 1991. Após essa declaração, houve uma guerra civil contra uma minoria sérvia que durou até 1995. No fim dos anos 1990, quando já havia paz no território, a Croácia passou a se desenvolver e o turismo por lá começou a ganhar destaque.


turismo-croacia.jpg


Apesar de fazer parte da União Europeia desde 2013, a Croácia não é membro do Espaço Schengen, que compreende a livre circulação de pessoas entre os países que aderiram ao acordo.

  • Capital: Zagreb

  • Idioma: Croata, mas o inglês é amplamente falado

  • Moeda: Kuna croata, mas vários comércios aceitam euro

  • Religião: a maior parte da população é cristã

  • Fuso horário: UTC+1 (Verão - UTC+2)

  • Documentos:

    • Passaporte com validade superior a 6 meses;

    • Preenchimento do formulário EnterCroatia.


Confira abaixo o mapa da Croácia:



Por Trinaliv - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0

Por Trinaliv - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0



Para quem o destino é indicado?

Quando ir para a Croácia

A costa da Croácia tem clima mediterrâneo, que resulta em verões mais quentes, secos e invernos amenos. Já o interior do país, por estar separado da costa pelos Alpes Dináricos, tem clima continental, com verões quentes, invernos frios e com neve.

Para aproveitar bastante as atividades ao ar livre, recomendamos que os nossos clientes visitem a Croácia entre os meses de maio e setembro, durante a primavera e verão.

Vale lembrar que a mais alta temporada por lá coincide com o ápice do verão, nos meses de julho e agosto. Essa é a época ideal para os viajantes mais animados que gostam de agito, baladas e buscam as animadas festas da Croácia.

croacia-praias.jpg





Como chegar e se locomover na Croácia

É possível chegar facilmente ao país de avião, trem, carro ou até mesmo de barco (partindo da Itália).

Não há voos diretos a partir do Brasil, mas os nove aeroportos internacionais da Croácia são bem conectados com as principais capitais europeias. Durante o verão a oferta de voos é ainda maior.

As estradas croatas são muito boas para quem quer dirigir pelo país e também oferecem vistas de tirar o fôlego! Devido a quantidade de ilhas e atrações litorâneas, os barcos e lanchas também são meios de transportes muito utilizados para o deslocamento interno.

meios-de-transporte-croacia.jpg




Onde ir e o que fazer na Croácia


Zagreb

A capital da Croácia é um dos principais destinos para turismo cultural e histórico no país. É um ótimo lugar para se encantar com a grande cena cultural da cidade, experimentar a gastronomia típica do norte da Croácia e participar de festivais de músicas.

Os principais pontos turísticos são a Catedral de Zagreb, a Praça Central Ban Jelačić, a Igreja de São Marcos (ela tem o telhado mais famoso da Croácia) e a Rua Tkalciceva com animados bares, restaurantes e cafés. A cidade também é famosa pelos museus com temas curiosos, como o Museu dos Relacionamentos Rompidos, que em 2010 foi considerado o museu mais inspirador da Europa.




zagreb-croacia.jpg





Plitvice Park

Para os viajantes apaixonados por ecoturismo, sem dúvidas o Parque Nacional dos Lagos de Plitviče deve estar incluso no roteiro personalizado pela Croácia que nós podemos criar para você!

Com quase 300 quilômetros quadrados, o parque é formado por uma rica vegetação, 16 lagos interligados e lindas cachoeiras (uma delas é a Great Waterfall, a maior do país). Você pode se deslocar por lá de barco ou fazendo trilhas. O Plitvice Park é habitado por ursos e diferentes espécies de aves.







Zadar

Com um belíssimo litoral e um charmoso centro medieval amuralhado, a cidade chama atenção por suas ruínas e fortificações que faziam parte do Sistema defensivo de Zadar, que está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Não deixe de visitar o Fórum Romano e suas ruínas com mais de 2 mil anos, a Igreja São Donato e a Riva, um calçadão a beira mar bem agitado! É por lá que estão localizados duas obras projetadas pelo arquiteto Nikola Basic e que se tornaram os principais pontos turísticos da cidade:

  • Órgão do Mar: uma escadaria com tubos submersos que transformam o vai e vem das ondas do mar em música.

  • Saudações ao Sol: um conjunto de placas de 22m de diâmetro que absorvem luz solar e dão um show de luzes durante toda a noite.

Curiosidade: ainda há muito o que melhorar, mas a cidade de Zadar conta com estrutura para receber turistas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Há hotéis, pontos turísticos, praias, parques e ferrys que permitem o turismo adaptado. Clique aqui para mais informações.


*Fotos retiradas do site do Hotel Bastion




Split

Split é a segunda maior cidade da Croácia e a maior da região da Dalmácia. Por lá você encontrará lindas praias, com destaque para Bacvice Beach e a Beach Bene, e também é um ótimo lugar para ter como base para visitar as ilhas da Croácia.

A cidade é mais tranquila e tem um centro histórico muito interessante. O principal ponto turístico do local é o Palácio de Diocleciano, uma enorme fortaleza da época do Império Romano.





Hvar

Hvar é simplesmente um dos principais destinos de verão da Croácia. A belíssima ilha conta com muito agito, baladas e praias de águas cristalinas como Sveti Klement, Jerolim e Paklinski Islands. Sempre incluímos passeios de barco em Hvar nas viagens personalizadas que preparamos para os clientes da Leroy Viagens.


hvar-croacia.jpg




Dubrovnik


Localizado no extremo sul do país, Dubrovnik é o destino croata que mais atrai turistas durante o ano. A pérola do Adriático chama atenção por suas belas praias, fortalezas e um centro histórico amuralhado e muito preservado que ficou famoso mundialmente após ter sido cenário de episódios de Game of Thrones.

Entre os diversos pontos turísticos e culturais da cidade, não deixe de visitar as muralhas de Dubrovnik, caminhar pela cidade velha (Old City of Dubrovnik) e fazer um passeio de teleférico para avistar a belíssima cidade do alto.

Curiosidade: dentro do Monastério Franciscano de Dubrovnik funciona desde 1317 a terceira mais antiga farmácia da Europa. Vale a pena a visita também!




Gastronomia

A culinária croata sofreu diversas influências que resultaram em uma excelente gastronomia. Na capital Zagreb e nas regiões montanhosas há inspirações húngaras, turcas e austríacas. Um dos pratos típicos por lá é o strukli , uma massa recheada de queijo cottage que os locais costumam comer com açúcar. Não deixe de provar essa delícia local!

Já na costa dálmata a oferta de pescados e pratos típicos gregos, vênetos e italianos estão bastante presentes. Com influências mediterrâneas, ingredientes como o azeite, frutos do mar, massas, legumes grelhados, mel e frutas estão muito presentes na culinária local. Os pratos costumam ser mais leves e com ingredientes frescos.


Foto retirada do site do LD Restaurant

Foto retirada do site do LD Restaurant




Vamos planejar sua viagem para a Croácia?

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem: desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais combinam com você. Clique no botão abaixo para solicitar uma viagem para a Croácia: