Itacaré, o paraíso escondido

Localizado no sul da Bahia, Itacaré é um dos destinos de praia mais famosos do estado por conter praias belíssimas com um visual único: sua faixa litorânea é adornada por falésias rochosas que possibilitam que a Mata Atlântica chegue pertinho do mar.

Famoso pelo cacau e pelo ecoturismo, é um destino muito procurado por surfistas e viajantes que fogem do turismo de massa e buscam locais exclusivos, bem preservados e que se preocupam com o meio ambiente.

itacare.jpg


Para quem o destino é indicado?

Itacaré é perfeito para quem busca uma combinação de praia, mata e montanha, seja para:


Sobre Itacaré

Itacaré é um município baiano que conta com alguns vestígios da época colonial e tem mais de 28 mil habitantes. O município está localizado no litoral sul da Bahia, em um local conhecido como Costa do Cacau, 256 km ao sul de Salvador e 72 km ao norte de Ilhéus.

Desde o fim do século XIX até quase a metade do século XX o município cresceu bastante devido à exploração do cacau na região. Mas surgiram algumas dificuldades de deslocamento até o local e Itacaré ficou isolada por muitos anos até que, em 1998, foi construída a primeira estrada ecológica do Brasil: a  Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré.

Desde então, Itacaré começou a chamar mais atenção de turistas devido a sua natureza exuberante com cachoeiras e praias belíssimas, preservadas e propícias para a prática de esportes. Além disso, passou a ser conhecida como o principal destino de surfe da Bahia.

Confira no mapa abaixo onde fica Itacaré:


 

Quando ir

Com clima tropical, Itacaré conta com a temperatura média de 27 °C e recebe turistas durante todo o ano.

Apesar de as chuvas serem comuns por lá, não é algo que atrapalhe a experiência, pois elas acontecem rapidamente e logo dão lugar ao sol. Mas é bom saber que os meses menos chuvosos são agosto, setembro e outubro e os mais chuvosos são março, abril e novembro.

A variação das marés é algo que pode mudar um pouco a paisagem local: as marés altas formam ondas propícias para surfistas e as marés baixas formam belíssimas piscinas naturais. Clique aqui para consultar a tábua de marés em Itacaré.

Como chegar

  • A partir de Ilhéus: o aeroporto mais próximo de Itacaré é o de Ilhéus, localizado a 72 km de distância. Ao chegar no aeroporto você pode realizar o deslocamento até a Costa do Cacau de transfer ou carro alugado pela Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré (BA-001). Esse percurso dura cerca de 1h40.

  • A partir de Salvador: apesar da maior oferta de voos, Salvador está localizado a 256 km de distância caso o percurso seja feito via balsa de Itaparica. Caso seja feito de carro, a distância aumenta para 391 km, via BR-101. O deslocamento pode levar de 5h30 a 6h de duração.

Foto retirada do site do Barracuda Beach Hotel

Foto retirada do site do Barracuda Beach Hotel



Onde se hospedar em Itacaré

Por ter vivenciado uma experiência de hospedagem incrível por lá, eu sempre recomendo que os clientes da Leroy Viagens se hospedem no Barracuda Beach Hotel.

A pousada é muito charmosa e está em completa sinergia com a natureza selvagem de Itacaré. Localizada a poucos passos da rua principal e ao lado de uma das mais belas praias, o local proporciona tranquilidade para aqueles em busca de descanso, mas também muitas opções para quem quer ativar o corpo e a mente através de experiências únicas.

Barracuda Beach Hotel

Barracuda Beach Hotel


Durante a minha hospedagem por lá o excelente serviço foi o que mais se destacou! Além disso, as acomodações são belíssimas e contam com vista de tirar o fôlego. Devido a vista privilegiada, eu tive a oportunidade de assistir o nascer do sol de camarote!




O que fazer em Itacaré

Em Itacaré há diversas opções de lazer para todas as idades. Durante o dia, há muitas opções para aproveitar a natureza e, durante a noite, é o momento de aproveitar a agitada vida noturna do local.

Desfrute das belíssimas praias, urbanas e rurais

As praias de Itacaré são divididas entre urbanas e rurais. As praias urbanas estão localizadas mais próximas ao centro da cidade e, por isso, costumam ser mais movimentadas. Dentre elas, não deixe de visitar a Praia da Costa, a Praia da Concha, a Praia da Tiririca, a Praia do Resende e a Praia da Ribeira.

As praias rurais estão um pouco mais distantes do centro e algumas precisam de pequenas ou longas trilhas para serem acessadas. Entre as rurais, a Praia de Jeribucaçu é perfeita para quem busca um local mais deserto e quer prestigiar o rio e o mar se encontrando. Próximo a ela se encontra a Praia do Arruda, que conta com corais e piscinas naturais.

Para quem anima fazer trilhas para chegar em belíssimas praias rurais, recomendamos a Trilha das Quatro Praias. Percorrendo ela você conhecerá a praia da Engenhoca, Havaizinho, da Gamboa (também como Camboinha) e a belíssima praia de Itacarezinho.

Também recomendamos a Trilha da Prainha. Ela é um pouco mais longa (cerca de 40 minutos), mas o esforço é recompensado por duas das mais belas praias de Itacaré: a Prainha e a Praia de São José!

Praia de São José, Itacaré | Foto retirada do site da Villas de São José

Praia de São José, Itacaré | Foto retirada do site da Villas de São José


Tome banho de cachoeira

Devido a Mata Atlântica, Itacaré também conta com belíssimas cachoeiras! Sugerimos que você visite a Cachoeira do Tijuípe, Cachoeira da Usina, Cachoeira do Cleandro (também conhecida como Cachoeira do Engenho) e a Cachoeira Bom Sossego.

Pratique esportes de aventura

Para quem gosta de aventura, será possível praticar surfe nas belíssimas praias de Itacaré, percorrer um circuito de arvorismo na Mata Atlântica e fazer rafting pelo Rio de Contas, em Taboquinhas (localizado a 30 km de Itacaré).

Desfrute da gastronomia local e da vida noturna

Para curtir a vida noturna de Itacaré, passeie pela famosa rua da Pituba. Por lá você encontrará lojas, baladas (embaladas por forró, música eletrônica e outros ritmos), bares e restaurantes, dos mais descolados aos mais românticos, para se divertir e experimentar a deliciosa gastronomia. Os pratos vão desde frutos do mar, moquecas e bobós até opções de diversas nacionalidades para agradar todos os gostos.


itacar%C3%A9-bahia-leroy-viagens.jpg



Eu quero viajar para Itacaré!

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tenham a ver com você. Clique no botão abaixo e preencha o formulário para solicitar o seu roteiro personalizado: