Mercados de natal

O período do Natal é de grande importância e muito comemorado na Europa. Em diversos países é possível apreciar durante todo o mês de dezembro os famosos Mercados de Natal, onde os visitantes podem desfrutar de suas comidas e bebidas típicas, artesanatos locais e diversas atrações natalinas.

Sou apaixonada por esses mercados e, por isso, no vídeo abaixo e no texto deste blog post eu irei apresentar alguns dos Christmas Markets mais completos e tradicionais da Europa. Espero que você goste e seja inspirado a viver essa experiência de natal dos sonhos no próximo ano!





Strasbourg e Colmar, na França

Strasbourg e Colmar são duas charmosas cidades localizadas na região da Alsácia, na fronteira da França com a Alemanha.

Strasbourg é conhecida como a Capital do Natal, pois lá acontece um dos mercados de natal mais antigos da Europa (desde 1570). Este é o melhor lugar para vivenciar o conhecido “natal medieval” e experimentar os deliciosos bredeles, biscoitinhos alsacianos, e a flammekueche, algo similar a uma pizza coberta com bacon e cebolas.

Colmar, também conhecida como “a pequena Veneza”, conta com um dos mercados de natal mais famosos da França, que parece um verdadeiro conto de fadas! Este mercado chama bastante atenção por sua linda decoração natalina que faz com que a atmosfera natalina seja ainda mais marcante.


Foto retirada do site  de Strasbourg

Foto retirada do site de Strasbourg


Old Town Market e Wenceslas Square, em Praga

Em Praga, a capital da República Checa, existem dois principais mercados de Natal, que costumam funcionar desde 30 de novembro até 06 de janeiro: o Mercado localizado na Old Town Square e o Mercado da Praça Wenceslas, uma das principais praças de Praga. Cercados pela arquitetura gótica típica da cidade, esses mercados oferecem deliciosas comidas tradicionais do país e muitas opções de artesanato local.


Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Tallinn Christmas Market, na Estônia

Localizado na cidade de Tallinn, na Estônia, o Tallinn Christmas Market fica na Praça de Town Hall. Fundado em 1997, já é tido como tradicional pela população. Começa a funcionar no dia 15 de novembro e vai até o dia 7 de janeiro. Além de quitutes tradicionais do país, muito procurados pelos turistas, esse mercado promove todos os anos a chegada do Papai Noel em um trenó puxado por renas.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.



Christkindlimarkt e Wienachtsdorf em Zurique, na Suíça

Para quem quer curtir a Suíça em clima de natal, eu recomendo dois mercados natalinos que já visitei. O primeiro é o Christkindlimarkt, que é o maior mercado indoor da Europa! Ele acontece no saguão da estação ferroviária de Bahnhof e conta com uma árvore de natal de 15 metros de altura enfeitada com mais de 7 mil cristais Swarovski.

O Wienachtsdorf acontece na praça em frente à Ópera de Zurique e é um dos maiores mercados de natal da cidade. O ambiente é uma delícia e devido às suas atrações (carrossel, roda-gigante e pista de patinação no gelo) é super recomendado para famílias com crianças.

Eu amei conhecer os mercados de natal suíços e super recomendo!




Cologne Christmas Market, na Alemanha

De 25 de novembro a 23 de dezembro, acontece o Cologne Christmas Market, na cidade de Colônia, na Alemanha. Aos pés da famosa Catedral de Colônia, esse mercado não conta apenas com comidas típicas e artesanato, mas também com diversas apresentações durante todo o período de funcionamento, incluindo shows de músicas gospel e natalinas.


Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Tuomaan Markkinat, em Helsinki

Na capital da Finlândia, Helsinki, acontece de 6 a 22 de dezembro o Tuomaan Markkinat, em torno da Praça do Senado. É um mercado inovador, que mistura tradição a movimentos contemporâneos e conta com diversas atrações, que vão desde competições de cães a jogos de bingo. Além disso, oferece diferentes tipos de comidas e artesanato.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Edinburgh’s Christmas, na Escócia

O Edinburgh’s Market acontece na cidade de Edimburgo, capital da Escócia, de 16 de novembro a 4 de janeiro. Ao lado da Galeria Nacional da Escócia, esse mercado acontece nos jardins da rua East Princes, numa espécie de “Terra do Papai Noel”, que conta com três labirintos e uma mini passeio de trem para as crianças, além de muito artesanato e comidas típicas.   

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Foto retirada do site Condé Nast Traveler.

Outros mercados

Outros mercados que não poderiam deixar de ser citados são o “Trento Christmas Market”, na cidade de Trento, na Itália, o “Brussels Winter Wonders”, na capital da Bélgica, Bruxelas, o “Advent Feast” em Budapeste, na Hungria, o “Wroclaw Christmas Market”, na cidade de Wroclaw, na Polônia e o “Viennese Dream Christmas Market” em Viena, capital da Áustria.

barraquinha-mercado-de-natal.jpg


Quer conhecer um desses mercados durante o Natal?

Nós podemos cuidar de todos os detalhes dessa viagem para você: desde a compra dos bilhetes aéreos, sugestão dos hotéis que são a sua cara, até a indicação das melhores experiências natalinas. Clique no botão abaixo, entenda como trabalhamos e solicite sua viagem personalizada: