Santa Catarina

[Conteúdo atualizado em 13/04/2021]

Santa Catarina é cheia de contrastes, proporcionando aos viajantes muitas possibilidades de paisagens e atividades. O estado oferece ótimas opções para desfrutar ao máximo o verão brasileiro e também é um destino muito procurado no inverno, devido a possibilidade de geadas e queda de neve na Serra Catarinense.

As charmosas cidades do interior são um convite para desfrutar bons vinhos, vivenciar um pedacinho da Europa sem sair do Brasil e perder o fôlego visitando belíssimos cânions. Além disso, o estado abriga o Beto Carrero World e sedia famosas festas tradicionais, como o Oktoberfest, que atrai visitantes de todo o mundo!

Conheça neste conteúdo o estado que já foi eleito 12 vezes como o “Melhor estado para viajar no Brasil” pelo site Viagem e Turismo do Grupo Abril.


Ponte Hercílio Luz, Florianópolis - SC

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis - SC




Para quem o destino é indicado?

Santa Catarina é uma ótima opção para:

Praia Brava, Florianópolis - SC

Praia Brava, Florianópolis - SC





Sobre Santa Catarina

Localizada no sul do Brasil, a capital de Santa Catarina é Florianópolis e o município mais populoso é Joinville. O estado possui desde lindas serras e cânions até 450 km de litoral composto por baías, ilhas e enseadas que são banhadas pelo Oceano Atlântico. Essa geografia possibilita uma diversidade de atrações turísticas.

Santa Catarina chama atenção por contribuir fortemente com a economia brasileira e pelos elevados índices sociais, como PIB e índice de expectativa de vida.

Povoada por descendentes de africanos, índios e também por imigrantes europeus, é possível perceber a herança cultural, histórica e gastronômica desses povos.

Confira no abaixo a localização de Santa Catarina no mapa:




 







Clima e melhor época para visitar

Do interior ao litoral, o estado catarinense conta com grande amplitude térmica e possui atrativos durante todo o ano. Mas o verão e o inverno são as estações que se destacam.

No verão, as temperaturas podem ser superiores a 40 °C no litoral e em regiões com baixa altitude. Portanto, essa é a época ideal para quem quer curtir as praias e o mar no sul do Brasil.

Por outro lado, Santa Catarina conta com invernos bem frios, que já alcançaram o recorde de mais baixa temperatura registrada no Brasil, de -14 °C, em 1952. Podem haver geadas e quedas de neve nas localidades com maior altitude. Então, se você tem vontade de ver neve sem sair do Brasil, a melhor época para visitar Santa Catarina é durante o inverno, principalmente no mês de julho.


Parque Nacional Aparados da Serra | by Germano Roberto Schüür is licensed under CC BY-SA 3.0

Parque Nacional Aparados da Serra | by Germano Roberto Schüür is licensed under CC BY-SA 3.0



Onde ir e que fazer em Santa Catarina

Conheça o Vale Europeu

Localizado no Vale do Itajaí, na região norte do estado, o Vale Europeu reúne cidades com fortes heranças europeias. Para os viajantes interessados em uma rota turística para mergulhar na cultura alemã, italiana, austríaca, polonesa e portuguesa sem sair do Brasil, este é o lugar certo.

As principais cidades e atrativos do Vale Europeu são:

  • Blumenau: a capital nacional da cerveja, muito famosa pelas tradições alemãs e pela Oktoberfest.

  • Pomerode: considerada a cidade mais alemã do Brasil, é um lugar onde a maior parte da sua população ainda utiliza dialetos e costumes germânicos. Pomerode encanta por seu charme e atrai turistas para a Festa Pomerana e a Osterfest, a maior festa de páscoa do país.

  • Nova Trento: depois de Aparecida do Norte, em São Paulo, Nova Trento é o destino mais buscado para turismo religioso. Lá se encontra o santuário dedicado à primeira santa brasileira, o Santuário Santa Paulina.

  • Benedito Novo: o município chama atenção pelas diversas opções de turismo de aventura e abriga a maior tirolesa da América.



Blumenau, Santa Catarina | "Blumenau" by stephenbuel is licensed under CC BY 2.0

Blumenau, Santa Catarina | "Blumenau" by stephenbuel is licensed under CC BY 2.0



Encante-se com a Serra Catarinense

A aproximadamente 2h de carro a partir do litoral, o caminho até a região da Serra catarinense já é uma atração à parte. 17 municípios compõem a região mais fria do país e guardam as paisagens mais bonitas do sul do Brasil, formada por florestas de araucária, cachoeiras, vales e cânions. Dentre eles, os principais locais são:

  • Lages: cidade conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão. Por lá ocorrem geadas e, ocasionalmente, queda de neve no inverno. É um ótimo destino de ecoturismo e para a prática de esportes de aventura como canionismo, rapel e tirolesa.

  • Urubici: com incontáveis belezas naturais, Urubici é uma joia na Serra Catarinense e um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Entre suas principais atrações estão a Serra do Corvo Branco e a Pedra Furada, vista a partir do Morro da Igreja, que é o segundo ponto mais alto do Sul do país, com 1.822 metros de altitude.

  • São Joaquim: os três principais atrativos do município são neve, maçã e vinho. Conhecida como “Cidade da Neve”, a cidade mais fria do país atrai turistas que querem desfrutar de dias de neve sem sair do Brasil. Por ser um grande produtor de maçãs, São Joaquim também atrai visitantes na florada e colheita das frutas, que acontece entre março e maio. A cidade também está se tornando conhecida por seus vinhos premiados e de excelente qualidade.

"Morro da Igreja & Pedra Furada" by deltafrut is licensed under CC BY 2.0

"Morro da Igreja & Pedra Furada" by deltafrut is licensed under CC BY 2.0




Aproveite a Costa Verde e Mar

O belíssimo litoral catarinense se destaca por suas águas verde-esmeralda, pela excelente infraestrutura turística e por atrativos para todos os gostos e perfis de público. Confira agora os principais destinos:

  • Florianópolis: famosa por ser a capital brasileira com a melhor qualidade de vida, “Floripa” é um destino completo e com excelente infraestrutura, ideal para viajantes com diferentes estilos. Entre as atrações da capital de Santa Catarina, você poderá desfrutar de belíssimas praias, baladas, locais para banhos em águas termais e esportes de aventura como voo livre, rafting e rapel.

  • Bombinhas: com águas cristalinas e grande biodiversidade marinha, é um ótimo local para os viajantes interessados em mergulho e outros esportes aquáticos. As praias de Bombinhas são muito frequentadas por estrangeiros, principalmente argentinos e uruguaios. Por lá, você também poderá desfrutar de cachoeiras, fazer trilhas pela Mata Atlântica e se encantar com a paisagem em um passeio de barco pela Costa Esmeralda.

  • Balneário Camboriú: com excelente e diversa infraestrutura turística, o balneário localizado a 80km de Florianópolis é o destino ideal para quem busca agito, animação e muitas opções de baladas. A Praia Central, cercada pela Avenida Atlântica, é a principal da cidade, mas o destino também é famoso por abrigar a primeira praia naturismo do país: a Praia do Pinho. Além disso, não deixe de andar de bondinho no Parque Unipraias.

  • Penha: a cidade é famosa por abrigar o maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World.





Praia de Mariscal, Bombinhas

Praia de Mariscal, Bombinhas



Caminho dos Canyons

Localizada no extremo sul do estado, a região que abrange o Caminho dos Canyons foi abençoada por vistas de tirar o fôlego. Os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral são ícones do ecoturismo brasileiro. Confira os principais destinos e atrativos da região:

  • Praia Grande: esse destino tem localização privilegiada nas baixadas dos cânions protegidos pelo Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral. Os penhascos com mais de 1.000 metros de altura, cachoeiras e rios possibilitam atividades como canionismo, rapel, boia cross, cavalgadas e muito mais.

    Juntamente com os municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, Praia Grande abriga os principais cânions do estado: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.

  • Jacinto Machado: o município catarinense é o principal local de acesso ao Cânion Fortaleza, um dos maiores do Brasil com 1.157 metros de altura e aproximadamente 7,5 km de extensão. Passeios por cachoeiras, canionismo, rapel, cascading, tirolesa e trekking pelo cânion estão entre as atividades mais buscadas na cidade.

  • Araranguá: localizado mais próximo ao litoral, Araranguá é um excelente destino para compras, para aproveitar a vida noturna agitada e praticar ecoturismo. Seu principal atrativo é o Morro dos Conventos, com mais de 80 metros de altura e vista panorâmica para o mar. A paisagem da cidade é composta por praias, lindas dunas, lagoas e restingas, possibilitando esportes como voo livre e sandboard.

Itaimbezinho |  by Ana Carolina Odebrecht Vergne de Abreu is licensed under CC BY-SA 4.0

Itaimbezinho | by Ana Carolina Odebrecht Vergne de Abreu is licensed under CC BY-SA 4.0




Principais eventos catarinenses

Caso você tenha interesse nas festas e eventos que acontecem no estado, as principais são:

  • Festival de Dança de Joinville (julho)

  • Oktoberfest (outubro)

  • Etapa latino-americana do Campeonato Mundial de Surfe – WCT (entre os meses de abril e maio)

  • Festa Pomerana (janeiro)

  • Festa Nacional do Pinhão (festa com 10 dias de duração que acontece próximo ao feriado de Corpus Christi)





Oktoberfest | Foto de W.Feistler is licensed under CC BY-SA 3.0

Oktoberfest | Foto de W.Feistler is licensed under CC BY-SA 3.0





Onde se Hospedar

Ponta dos Ganchos

O Ponta dos Ganchos é considerado o resort mais exclusivo do Brasil, é referência em hotelaria de luxo e foi destaque na lista entre os 10 melhores hotéis do mundo avaliados pela Leading Hotels of the World em 2019.

Localizado a 60km de Florianópolis, na cidade de Governador Celso Ramos, o hotel oferece muito mais que uma excelente hospedagem: também oferece experiências e um serviço de altíssima qualidade. Eu, Roberta Leroy, já tive a oportunidade de me hospedar por lá e posso afirmar que vivi dias inesquecíveis!




Com apenas 25 bangalôs em uma área de 80 mil m², em cada quarto pode-se hospedar no máximo duas pessoas. Cercado por uma natureza exuberante, proporcionando privacidade e tranquilidade, o Ponta dos Ganchos é uma opção perfeita para lua de mel e para comemorações especiais a dois.

De dia você pode desfrutar da bela praia em frente ao resort, descansar na piscina coberta, praticar esporte na quadra de tênis ou aproveitar outras atividades que o hotel oferece. À noite você pode surpreender seu amor com um delicioso jantar reservado na praia, servido por uma equipe preparada para tornar esse momento muito especial.



E se você pensa em fazer uma viagem na época de frio, o Ponta dos Ganchos também é uma ótima opção. O hotel está preparado para receber seus hóspedes nos dias mais gelados com lareiras em seus bangalôs, fogueira à noite na praia juntamente com uma experiência gastronômica de esquentar o estômago e o coração.

A Leroy Viagens pode preparar um roteiro lindo e romântico para suas férias ou lua de mel neste paraíso! Clique no botão abaixo para entrar em contato:




Morada dos Canyons

Construído à beira dos cânions dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, a 650m de altitude, o Morada dos Canyons oferece uma experiência de hospedagem única e inesquecível.

As acomodações permitem que você tenha uma visão privilegiada dos cânions, e até mesmo do litoral, sem sair do quarto. São perfeitos para lua de mel, para viver dias românticos e também para férias em família.



Localizado na Serra do Faxinal, entre os municípios de Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS), o Morada dos Canyons oferece diversas atividades e experiências para seus hóspedes: voos de balão, rapel, canionismo, passeios de bike, cavalgadas, tratamentos terapêuticos, trilhas pela mata e passeios até os cânions.

Além disso, o Morada dos Canyons é perfeito para quem sonha em fazer um elopement wedding. Nós, da Leroy Viagens, oferecemos o serviço de organização desse tipo de casamento combinado com uma lua de mel inesquecível! Clique aqui para conversar diretamente comigo sobre seu sonho.


Depoimento

Confira abaixo o depoimento da Alinne e do Silas, um casal de clientes que confiou na Leroy Viagens para planejar todos os detalhes de uma lua de mel inesquecível pela Serra Catarinense:

clientes-leroy-viagens.jpeg


“Nunca tínhamos viajado juntos e mesmo sozinhos nunca havíamos contratado agência de viagens, mas, para nossa lua de mel decidimos contratar e então encontramos a Roberta, que desde o primeiro contato nos atendeu suuuuper bem!

Roberta é um amor de pessoa, de uma fé linda e muito amor e compromisso pelo que faz e foi por isso e outras coisinhas que ela nos conquistou. Pensamos juntos no nosso primeiro destino, que foi a tão sonhada Morada dos Canyons e em seguida ela nos apresentou também o segundo destino, que foi em Gramado, num hotel esplêndido, Colline de France. Fomos tratados muuuito bem em ambos.

Uma observação importante, eu (Alinne), sou celíaca e intolerante à lactose e Roberta fez a pesquisa nesses hotéis para opções de comidas sem glúten e lactose pra mim e cuidou de tudo isso. Quando cheguei todos eles já estavam cientes e a todo momento da nossa viagem eles tinham o maior cuidado do mundo com a minha alimentação, graças a ela.

Isso é muito importante para um celíaco, me senti feliz e incluída!

Roberta, nossa eterna gratidão por cuidar tão bem dos nossos sonhos, depois do nosso casamento, nossa lua de mel era mais um sonho a se tornar realidade e você cuidou muito bem disso pra gente. Parabéns pelo excelente trabalho! Já queremos a próxima!

Um forte abraço!”



Floripa, SC

Floripa, SC






Eu quero conhecer Santa Catarina

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais incríveis! Clique no botão abaixo e solicite sua viagem personalizada: