Sobre

Após, quase dois anos de restrições a Austrália reabriu suas fronteiras para brasileiros vacinados. Abaixo falaremos mais sobre esse destino, dicas e curiosidades.

Localizada na Oceania, a Austrália é o 6º maior país do planeta, com quase 8 milhões de km².

Apesar do tamanho, cerca de 70% de seu território é ocupado por uma região desértica conhecida como Outback Australiano.

Por isso, a Austrália conta com aproximadamente 24 milhões de habitantes (25% destes são estrangeiros) e é considerado um dos países com menor população do mundo.

Cerca de 85% dessas pessoas vivem próximas ao litoral e isso faz com que o país ganhe mais um título: a de maior população costeira do mundo!

mapa da Austrália destacado com cidades
 

Sem tempo para ler o conteúdo agora? Clique aqui e baixe para ler depois.

Clima

Na maior parte do ano a Austrália possui um clima temperado, bastante agradável, mas há variações de acordo com diferentes cidades. Mas no geral, a parte norte do país tem um clima mais quente, enquanto a parte sul tem invernos mais frios.

O território é dividido entre duas zonas climáticas:

  • Zona tropical, na parte norte (localizada acima do Trópico de Capricórnio)

  • Zona temperada, no restante do país

A zona tropical conta com apenas duas estações, que são o verão úmido e o inverno seco.

A zona temperada conta com as quatro estações bem definidas:

primavera: de setembro a novembro;

  • verão: de dezembro a fevereiro;

  • outono: de março a maio;

  • inverno: de junho a agosto.

É comum encontrar o céu sempre azul na Austrália e poucas chuvas, afinal, a Austrália é um dos países mais secos do mundo. Mas é importante saber que na época de chuvas (janeiro a março) pode até mesmo ocorrer muitos alagamentos.

Devido ao sol forte na maior parte do tempo, o protetor solar, chapéu e os óculos escuros são itens essenciais!

Já no inverno, os casacos são indispensáveis. Para quem vai visitar os alpes nevados, é necessário também ter as roupas apropriadas para isso!

Quando ir

A Austrália é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano e conta com diversas atrações. Mas em cada região existe um período ideal:

  • Norte da Austrália: indicamos que evitem a estação úmida e, por isso, recomendamos a viagem entre os meses de abril e outubro.

  • Sul da Austrália: apesar de também ser um ótimo destino no inverno, também é muito recomendado no verão, entre dezembro e fevereiro.

Outback Australiano: no fim do outono, em maio, é a melhor época para visitar a região. O mais importante em relação ao deserto é evitar o verão!

Sidney

Rio cercado por uma estrada pavimentada e sob a ponte Harbour

Sidney é a cidade que concentra o maior número de habitantes da Austrália, entre nativos e imigrantes de diversas nacionalidades. É um lugar acolhedor e conta com muita diversidade cultural e étnica.

Como é uma cidade litorânea, conta com praias que atendem vários tipos de público, desde os que buscam tranquilidade, até os que buscam esportes radicais.

Os restaurante são muito bem conceituados, com ótima gastronomia e, além disso, há diversos bares, pubs, cassinos e outros programas interessantes para fazer a noite.

Melbourne

A segunda maior metrópole do país respira arte e é considerada a França do Pacífico por ter algumas características bem europeias. É uma cidade culturalmente muito ativa, com grandes shows na alta temporada e charmosas cafeterias.

Devido a suas lindas paisagens naturais, passeios ao ar livre e programas à beira-mar por lá são muito indicados!

Além disso, em Melbourne acontecem grandes eventos esportivos, como o Australian Open Tennis.

Em relação à vida noturna há diversas opções de restaurantes em rooftops com lindas vistas, bares com música ao vivo e também shows de comédia.

Grande Barreira de Corais

A Grande Barreira de Corais é uma das sete maravilhas do mundo, considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981. Está localizada no nordeste da Austrália, no estado de Queensland.

A Barreira tem mais de 2.300 km de extensão, tem cerca de 900 ilhas e conta com mais de 3 mil recifes individuais. A área é tão grande que pode ser vista do espaço!

Coral em volta do peixe palhaço

Tasmânia

Para quem tem um pouco mais de tempo para se aventurar na Austrália, recomendamos que incluam também alguns dias para visitar a Tasmânia.

pessoa sentada de frente as pedras entre um lago e duas montanhas

Localizada em uma ilha no sudeste do continente, o estado da Tasmânia é a cereja do bolo da Austrália. Apesar de ter sido o palco de uma das maiores tragédias do país, quando os britânicos dizimaram os aborígenes que viviam por lá, esse destino tem atraído cada vez mais olhares.

O local conta com paisagens diversas: montanhas, florestas e praias desertas com areias branquinhas.

A Tasmânia é famosa pelo ar puro, águas limpas e solo fértil e, por isso, seus habitantes desfrutam de uma excelente qualidade de vida. Tudo isso também favorece a produção de vinhos de altíssima qualidade! Há mais de 200 vinícolas na ilha, de onde saíram um quarto dos vinhos mais premiados da Austrália.

A gastronomia, em especial pelo cultivo de ostras, também é um grande diferencial da ilha. Restaurantes premiados, cafés e bistrôs encantam o paladar dos turistas com suas receitas e produtos locais: queijos, geleias e bebidas como uísque e cervejas artesanais!

Curiosidades

  • Melbourne, Adelaide e Perth já estiveram no top 10 do ranking do “The Economist” sobre as melhores cidades do mundo para se viver;

  • Apesar de ser um dos países que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo, na Austrália é proibido beber em locais públicos. Além disso, é proibido vender esse tipo de bebida em supermercados, mas você poderá adquirir em lojas e bares licenciados;

  • Por lá é comum consumir carne de canguru;

  • Na década de 1890 os movimentos sufragistas ganharam força na Austrália. Em 1901 a Austrália deixou de ser colônia e, já no ano seguinte, tornou-se a primeira nação independente do mundo a permitir que mulheres votassem e fossem votadas;

  • A fauna da Austrália é muito rica e, por isso, há vários animais exóticos que você só encontrará por lá. Exemplo: canguru, diabo-da-tasmânia, ornitorrinco, o coala, a equidna e o cisne negro;

  • A Austrália conta com vários serviços disponíveis que possibilitam o turismo adaptado (para deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida).


Quer conhecer a Austrália?

Clique no botão abaixo e solicite seu roteiro personalizado para uma viagem inesquecível: