A dança de luzes no céu

Para quem ama fenômenos da natureza e astronomia, a Finlândia é o lugar perfeito para uma viagem inesquecível.

Os países do círculo polar ártico são os únicos locais possíveis para ver o evento, pois estão localizados próximo ao Polo Norte.

O que é a Aurora Boreal?

A aurora boreal é um espetáculo de luzes naturais que é visível apenas em áreas próximas do Pólo Norte do Globo Terrestre.

Visível a olho nu, ela é o encontro dos ventos solares carregados de micro partículas subatômicas de energia com o campo magnético da terra.

Essa energia quando entra em contato com os campos magnéticos provoca uma reação que forma o show de luzes.

As principais cores que aparecem são derivadas do verde, dos átomos de Oxigênio e do vermelho ocasionados pelos átomos de nitrogênio.

A Finlândia é uma excelente destino para quem deseja ver a deslumbrante aurora, pois o fenômeno acontece cerca de 200 vezes por ano.

Sobre a Finlândia

Vamos falar sobre a Finlândia?

O destino pertence ao conjunto dos países nórdicos da Europa, com pouco mais de 5 milhões e meio de habitantes na região. Para fins de proporcionalidade, o estado de Minas Gerais no Brasil tem cerca de 20 milhões. Pequeno em tamanho e em população, seu território ocupa 338,440 km². 

A Finlândia está entre a Rússia e a Noruega e em proximidade com a Estônia.

Idioma e Moeda

Os dois idiomas oficiais do país são o finlandês e o sueco, apesar disto é fácil se comunicar em inglês no país. A moeda utilizada é o Euro, adotado em 2002 como sucessor do Marco finlandês.

Religião e cultura

Em sua maioria são evangélicos luteranos e uma pequena parcela ortodoxos, assim como os brasileiros, os finlandeses têm paixão pelo café. Além disso, possuem fama de falar pouco, apesar de as novas gerações vêm quebrando esse estigma no meios de comunicação digitais.

Onde ver a aurora boreal na Finlândia?

Observar a aurora boreal é um evento levado muito a sério na Finlândia, existem alguns hotéis que possuem teto de vidro  e alarmes para permitir a melhor visualização no momento certo, direto da acomodação. 

As regiões próximas a  Lapônia, são muito procuradas como ponto estratégico. Para ver o fenômeno é importante que a noite esteja com céu limpo, sem nuvens. A instalação adequada pode proporcionar uma agradável e aconchegante experiência.

Na ponte Paatsjoki, em Nellim, é quase 100% certo que você verá a aurora. Além disso, existe um tour que conduz turistas todos os anos, durante o período adequado, ao melhor lugar para ver a dança de luzes no céu.

Quanto mais escuro estiver, melhor será para visualizar, longe das luzes artificiais das cidades.

Melhor época para ver a aurora boreal na Finlândia

As melhores épocas para ver a aurora boreal na Finlândia são Setembro, Outubro, Fevereiro e Março e quanto mais dias no destino maiores são as chances de ver espetáculo no céu.


Outras atividades na Finlândia

Em relação as atividades para fazer durante o dia , não podemos deixar de incluir as estações de ski. Além disso, o país é cheio de festivais, museus a céu aberto e galerias de arte. Na capital, Helsinque, é fácil se encantar com a história gravada desde a Idade da Pedra.

Veja também:


Finlândia é para:


É importante saber

  • Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para turismo de até 90 dias no país. Exige-se apenas passaporte válido até, pelo menos, três meses após o término da viagem

  • Restrições da Covid-19: brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem, comprovante de vacinação completo em inglês, resultado negativo PCR ou diagnóstico médico comprovando recuperação, caso tem sido infestado pelo novo Coronavírus.

  • As vacinas aceitas são:  Pfizer, AstraZeneca, JanssenSinopharm e CoronaVac.

  • Finlândia está 6 horas à frente do horário de Brasília, com GMT+3. 

  • A Finlândia possui um fenômeno chamado  “sol da meia noite”, pois entre junho e julho não anoitece na região norte do país.

  • Referência em ecologia, tem quase todo o seu território encoberto por florestas intocadas e um sistema de reciclagem super eficaz.

  • Ocupou 12 vezes o primeiro lugar em liberdade de imprensa desde 2002.

  • Os finlandeses são fãs de Heavy Metal, tornando a Finlândia a nação com mais bandas por metro quadrado no mundo.

  • A tradição nacional é o uso de saunas, para encontros familiares e até mesmo reuniões de negócios.


 

 

Gostou deste destino?

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tem a ver com o seu perfil. Clique no botão abaixo e solicite o seu roteiro personalizado para esse destino incrível!