Minha experiência no Deserto do Atacama

Considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, o Atacama atrai visitantes do mundo inteiro.

Minha viagem para lá foi, sem dúvidas, uma experiência incrível onde pude combinar aventura, conforto, gastronomia e paisagens perfeitas!

Tr%C3%AAs+Marias

San Pedro do Atacama

A vila de San Pedro do Atacama é o ponto de partida ideal para quem deseja explorar todas as atrações. Com pouco mais de 5 mil habitantes, San Pedro preserva suas ruas de terra e as casinhas bem rústicas erguidas com adobe (tijolos feitos de terra, água, palha e outras fibras naturais), que é uma tradição com mais de 11 mil anos.

Por lá é comum encontrar hotéis intermediários que oferecem apenas o café da manhã. Mas passeando pela vila você encontra diversas lojas, restaurantes e empresas de turismo que oferecem passeios locais.

Em relação a hotelaria, também é possível encontrar hotéis de luxo que oferecem um serviço completo: alimentação, bebidas e passeios inclusos. Entre em contato e saiba mais!

Aventuras no Atacama

A aventura começou no momento em que entrei no avião para me deslocar até lá. Na chegada você tem uma visão ampla do parque eólico no meio do deserto que remete à sensação de estar chegando no meio do nada.

Eu adoro destinos fora do comum, mas, apesar de ter receio de algumas atividades mais radicais, lá eu descobri como é prazeroso fazer trekking, bike, escalada e atividades afins.

Segue abaixo os passeios que fiz por lá:

Lagunas Altiplânicas

O passeio até as Lagunas Altiplânicas está entre os mais populares do Deserto do Atacama. A lagoa é um verdadeiro santuário natural da fauna atacamenha. Nela é possível ver diversos flamingos e outras belíssimas aves andinas.

Lagunas Altiplânicas

Garganta do Diabo

Neste passeio, fizemos 18 km de bike. Foi um passeio muito agradável e com paisagens incríveis!

Garganta+do+Diabo+com+Bike

Geysers del Tatio

Localizado a 4.600 metros de altitude, o passeio aos gêiseres é incrível, mas pode causar mal estar devido a altitude e a concentração de enxofre no ar. É necessário ir bastante agasalhado, pois mesmo no verão a temperatura pode chegar a -4°C. No inverno recomenda-se roupa de ski.

Gêiseres El Tatio

Tour Astronômico

Durante a minha estadia no Atacama, eu me impressionei com o céu onde foi possível observar as estrelas de uma forma inexplicável! Já tinha ouvido falar muito sobre o céu do deserto, mas vê-lo ao vivo foi uma experiência fantástica!

Por isso, o tour astronômico foi uma das atividades que mais gostei. Ele é feito com um guia especializado em astronomia, mas acontece apenas em noites de céu limpo e que não tenha lua cheia. Achei sensacional a experiência de estar deitada no meio do deserto observando o céu estrelado. Sempre recomendo esse passeio para os clientes da Leroy Viagens!

Tour Astronômico


Vale da Lua

Passeio imperdível ao vale de sal que tem uma formação parecida com a superfície da lua. Achei muito gostosa a caminhada pela areia até chegar na parte mais alta. A vista panorâmica do vale é de tirar o fôlego!


Vale da Lua

Caverna de sal

Formada por rocha vulcânica e sal cristalino, a caverna de sal também é visitada com o apoio de um guia. Durante a caminhada pela caverna você passa por lugares difíceis onde é necessário agachar, rastejar e passar por lugares estreitos.

Caverna+de+Sal

Salar do Atacama

Neste passeio é possível observar os flamingos e suas diferentes espécies. É lindo e o cenário é incrível!

Salar do Atacama

Trekking Guatin

Linda trilha de cactos. Recomendo que você vá com calça, blusa de manga comprida e bons calçados, de preferência à prova d´água.

Trekking  Guatin

Trekking do vale da morte

Esse passeio oferece uma vista panorâmica incrível da Cordilheira dos Andes e dos vulcões descendo no final uma imensa duna de areia.

Trekking vale da morte

Hotéis no Atacama 

A estrutura hoteleira do Atacama permite que o destino seja visitado por casais, famílias com ou sem crianças e viagens entre amigos. Eu posso direcionar a melhor opção de hotel para você! Basta clicar aqui, entender como funciona o nosso serviço e solicitar sua viagem personalizada para o Atacama.

Mas seguem abaixo algumas sugestões de hospedagem:

Alto Atacama

Luxo rústico, atendimento impecável, quartos grandes e alimentação de primeira, o Alto Atacama possui várias piscinas (uma aquecida) e um SPA maravilhoso!

Os passeios estão inclusos nas diárias e são feitos de van com capacidade máxima de 12 pessoas. Durante os passeios você terá água, refrigerantes, lanches e todo apoio dos guias muito bem preparados.

Awasi Atacama Relais & Chateaux

Localizado a aproximadamente 5 minutos da vila de San Pedro do Atacama, o Awasi é um hotel exclusivo, com alta gastronomia e que oferece um atendimento vip. Os quartos são muito aconchegantes, bem divididos e muito charmosos.

Os passeios estão inclusos nas diárias e são feitos em caminhonete 4X4 (por família ou por casal) com guia exclusivo. No quarto você encontra um informativo dos passeios, basta escolher e agendar. Os guias são espetaculares e os passeios se tornam verdadeiras aulas!

Tierra Atacama

Este hotel possui a melhor vista do Atacama! Além disso, o Tierra Atacama conta com uma gastronomia excelente, SPA amplo, piscina aquecida e uma área de lazer muito linda, com vista privilegiada para o vulcão.

O Tierra é um hotel boutique com área verde onde você se sente acolhido. Os passeios estão inclusos nas diárias e na recepção você encontra um guia preparado para auxiliar na escolha.

Altiplanico Atacama

O Altiplanico é o hotel ideal para turistas independentes que gostam de alugar carro, bike ou moto. As diárias incluem café da manhã e ele está localizado a 10 min da vila de San Pedro do Atacama.

 

Meus restaurantes preferidos em San Pedro do Atacama

  • Restaurante Blanco

  • Babalu Heladeria

  • Restaurante La Casona

  • Restaurante Bendito Desierto (recomendo o risoto de quinoa e a carne de lhama)

  • Restaurante Casa di Piedra

Dicas Úteis

  • É recomendável estar preparado fisicamente para viajar para o Atacama e desfrutar dos passeios.

  • É importante ter uma mochila leve e prática junto com você durante os passeios para carregar água e itens que você julgue necessário. O protetor solar é um deles, seja no verão ou no inverno.

  • Óculos de sol, bonés, chapéus e roupas confortáveis como blusas de malha, leggings e shorts são bastante utilizados. Sugiro como calçado uma bota impermeável ou um tênis confortável e resistente.

  • Dependendo da época do ano em que você for, tenha na mala roupas para dias quentes e para noites frias, pois assim é o clima no deserto. Durante o inverno, recomendo que levem roupas de ski para o passeio Geysers del Tatio, pois é um lugar com 4.600 metros de altitude e a temperatura, mesmo no verão, pode chegar a -4°C.


Vamos planejar sua viagem para o Deserto do Atacama?

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais combinam com o seu perfil. Clique no botão abaixo para solicitar sua próxima viagem!