Minha experiência na Estancia Cristina

Se você tem interesse em observar glaciais e está em busca de uma viagem de aventura em lugar isolado e pouco explorado, eu tenho uma sugestão para você: Estancia Cristina, na Patagônia Argentina.

Neste post eu vou contar um pouco da minha experiência por lá.


roberta leroy estancia cristina leroy viagens.jpg



Sobre a Estancia Cristina

Localizada na costa noroeste do Lago Argentino, a Estancia Cristina está em um lindo ponto do Parque Nacional dos Glaciares, na província de Santa Cruz.

O local foi fundado em 1914 por Joseph Percival Masters e Jessie Masters. Eles e sua família transformaram um lugar inóspito e isolado em um pequeno paraíso. Eles abriram sua casa para receber pessoas que queriam se aventurar nos campos de gelo.

O local se chama “Estancia Cristina” como forma de homenagear a filha dos Masters que faleceu ainda nova.

Para chegar lá é necessário pegar um barco desde El Calafate. O trajeto de ida dura 5 horas, pois passa pelo Glaciar Upsala, que é três vezes maior que o famoso Perito Moreno.

A Estancia fecha para o inverno, normalmente está aberta de Outubro à Abril.


Trajeto de barco pelo lago argentino para chegar na Estancia Cristina.

Trajeto de barco pelo lago argentino para chegar na Estancia Cristina.

Lago Argentino e o Glaciar Upsala.

Lago Argentino e o Glaciar Upsala.



As acomodações da Estancia Cristina

São 5 casas, cada uma com 4 quartos totalmente equipados e independentes um do outro e uma sala de estar comum. O ambiente é bem familiar e aconchegante.

Lá não tem sinal de telefone e o wi-fi é bem fraquinho. Por isso, no começo eu tive uma sensação de que estava faltando algo, mas entendi que isso aconteceu por eu estar acostumada a estar sempre conectada e com uma rotina corrida. Logo me acostumei e relaxei, afinal, é sempre bom dar uma pausa da vida online e se desconectar só enriquece a experiência!

Posso dizer que eu, a Renata do You Must Go Blog e a Adriana do Blog A Camminare nos divertimos muito lá.





Para quem não quer se hospedar na Estancia Cristina é importante saber que tem a opção de passar o dia por lá. Existe também um restaurante próprio para esse público.

As duas noites em que fiquei hospedada na Estancia Cristina foi um dos destaques do meu roteiro pela Patagônia Argentina, então sou suspeita para falar, mas recomendo! O cenário com sua paisagem bucólica me encantou. É um lugar perfeito para relaxar e curtir a natureza.

 

Gastronomia na Estancia Cristina

A comida é caseira e bem especial! Toda a alimentação já está inclusa na diária. A carta de vinhos é boa e tem opções perfeitas para serem acompanhados de um bom prato!

Se houver restrições alimentares, lembre-se de informar com antecedência e não se esqueça do seguro saúde! Nós podemos cuidar de todos esses detalhes para você!

O restaurante funciona até às 22h. Quando chega às 23h todas as luzes são apagadas. A ideia é que você vá realmente desfrutar a sua acomodação, lembrando que não há televisão nos quartos.


Passeios pela Patagônia Argentina

Para os mais animados e aventureiros, existe uma trilha linda próxima a Estancia que pode ser feita com acompanhamento do guia. Esse trajeto leva até um mirante onde é possível observar uma vista incrível.

Vista do Mirante . Necessário agendar com o guia ."Somente para os hóspedes da Estancia Cristina"

Vista do Mirante . Necessário agendar com o guia ."Somente para os hóspedes da Estancia Cristina"


Existe também o mirante do Glaciar Upsala que é aberto para o público. Os hóspedes têm a vantagem de poder subir até lá antes do barco que traz outros visitantes chegar.

Glaciar Upsala, vista do mirante.

Glaciar Upsala, vista do mirante.


O que levar na mala

O que eu recomendo que você leve na mala para uma viagem para a Estancia Cristina:

  • Roupas confortáveis

  • Calçado antiderrapante e impermeável

  • Uma pequena mochila para te acompanhar durante os passeios

  • Protetor solar

  • Casacos e corta vento

  • Hidratantes

  • Protetor labial

  • Óculos de sol

Fui em Outubro de 2016 e os dias estavam quentes, mas na sombra sempre tinha um ventinho gelado. Vale considerar cachecol, gorro, luvas, fleece e um casaco mais grosso se você for uma pessoa que sente mais frio.


Leroy Viagens na mídia

Confira mais informações sobre a Patagônia Argentina nesta matéria que escrevi para o jornal O Tempo:





Conheça a Patagônia Argentina

Clique no botão abaixo e solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Argentina: