Jordânia

Famosa por locais históricos, culturais e por suas atrações à beira-mar, a Jordânia chama atenção pelo ecoturismo e por seus roteiros religiosos. Localizada em uma região considerada como berço da civilização, hoje a Jordânia é um dos países mais modernos, seguros e abertos para o turismo de todo o mundo árabe.

Em 2007 a cidade de Petra, um dos cartões-postais do país, foi nomeada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

ATENÇÃO: A Jordânia já está recebendo brasileiros!


petra-jordania.jpg



Sobre

Com um governo monárquico, o nome oficial do país é Reino Hachemita da Jordânia (Hachemita é o nome da casa da família real jordaniana). O pequeno país às margens do rio Jordão tem uma localização privilegiada no sudoeste asiático, no cruzamento entre a Ásia, África e Europa.

Com elevado índice de desenvolvimento humano, a Jordânia é considerada um dos lugares mais seguros do Oriente Médio e é famosa por sua hospitalidade.


  • Capital: Amã

  • Idioma: Árabe, mas o inglês é amplamente falado

  • Moeda: Dinar jordaniano

  • Religião: Islã sunita e uma minoria cristã

  • Documentos:

    • Passaporte com validade superior a 6 meses

    • Visto obtido ao chegar no país

    • Seguro saúde

    • Certificado de vacinação contra a febre amarela

    • Teste de PCR negativo feito no máximo 72 horas antes da chegada

    • Antes de embarcar, os viajantes devem preencher um formulário e obter um código QR no site VisitJordan.gov.jo

    • Chegando na Jordânia, os viajantes devem fazer mais um teste de COVID-19 que deve ser pago antecipadamente

Confira a localização da Jordânia no mapa abaixo:

"File:Jordan - Location Map (2013) - JOR - UNOCHA.svg" by UN Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA) is licensed under CC BY 3.0

"File:Jordan - Location Map (2013) - JOR - UNOCHA.svg" by UN Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA) is licensed under CC BY 3.0


Clima

O verão na Jordânia acontece entre maio e setembro. Com cerca de 80% do território formado por desertos, a temperatura média é de 32 graus. Mas é importante saber que em julho e agosto os termômetros podem passar dos 40 graus!

O inverno por lá acontece entre novembro e março e a temperatura média é de 13 graus. Nessa estação ocorrem muitas chuvas e, nas regiões mais elevadas do país, pode nevar.

Quando ir

Devido ao calor intenso no verão e às chuvas no inverno, a melhor época para visitar a Jordânia é entre março e maio.

É importante evitar viajar durante feriados religiosos no país e datas comemorativas como o Ano Novo Islâmico (Muharram) e o Ramadã, que variam de data a cada ano. Nesses períodos o viajante pode encontrar muitas restrições, comércios e pontos turísticos fechados e não desfrutar tanto do destino.

jordania-petra.jpg

Como chegar e se locomover na Jordânia

O reino é acessível por terra, água e mar, mas a principal porta de entrada no Reino é o Aeroporto Internacional Queen Alia. Não há voos diretos do Brasil para a Jordânia.

O transporte público por lá é quase inexistente e o meio de transporte mais utilizado são os táxis, que são baratos e seguros, ou aplicativos como Uber e similares. Por ter apenas duas estradas principais que ligam o país de norte a sul, é fácil se locomover na Jordânia.

Nós, da Leroy Viagens, podemos cuidar de todos os detalhes da sua viagem, garantindo meios de transportes confortáveis, seguros e privativos. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos serviços.


Onde ir e o que fazer na Jordânia

Amã

Na capital da Jordânia você poderá visitar a belíssima Mesquita Rei Abdullah e vivenciar uma imersão histórica nos museus da cidade, no sítio arqueológico da Cidadela e no incrível Teatro Romano, a principal atração de Amã. O grandioso teatro do século II conta com 6.000 assentos. A acústica do local é tão boa que, mesmo nos assentos mais distantes, é possível escutar o que é dito no palco.

Ruínas da Cidadela, em Amã

Ruínas da Cidadela, em Amã


Petra - Wadi Musa

A história de Petra começa há mais de 2.000 anos atrás, quando os nômades Nabateus começaram a esculpir toda uma cidade nas pedras no vale de Ash-Sharah. Atualmente o sítio arqueológico faz parte do vilarejo de Wadi Musa e está situado no sul do país, a aproximadamente 300 km de Amã.

Petra coleciona importantes reconhecimentos como Patrimônio Mundial da Unesco e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno! Por isso, é a atração mais procurada na Jordânia.

Ruínas de Petra

Ruínas de Petra


Wadi Rum

Também conhecido como "O Vale da Lua", o deserto de Wadi Rum é adornado por montanhas de pedra com tons avermelhados e é perfeito para os viajantes que gostam de aventura. Por lá é possível fazer passeios de balão ou de helicóptero, praticar trekking, escaladas e se aventurar em passeios de 4x4.

Para viajantes interessados em vivenciar uma experiência de hospedagem única, é possível pernoitar em tendas luxuosas no deserto, se aprofundar na rica cultura nômade beduína, desfrutar de pratos tradicionais preparados na fogueira e desfrutar de lindas vistas para o céu estrelado.

Deserto de Wadi Rum

Deserto de Wadi Rum


Mar Morto (Sweimeh)

Localizado em Sweimeh, a aproximadamente 50 km ao sul da capital da Jordânia, o Mar Morto é o ponto mais baixo da terra (-420 metros de altitude) e o lago mais salgado do mundo. Devido a quantidade de sal, a água do lago é muito densa e isso faz com que os banhistas bóiem sem nenhum esforço. Sem dúvidas é uma atração imperdível na Jordânia!

O local conta com uma excelente infraestrutura e é muito procurado para lazer e para fins terapêuticos.

mar-morto-jordania.jpg

Mar Vermelho (Aqaba)

Com águas transparentes, o Mar Vermelho é muito procurado por turistas interessados em praticar esportes aquáticos como mergulho e snorkeling.

A pequena costa da Jordânia, com apenas 26 km de extensão, também abriga uma das mais belas praias do Oriente Médio.

mar-vermelho-jordania.jpg


Vale do Jordão e Monte Nebo

Muito procurado por viajantes interessados em um roteiro religioso, é possível visitar o Rio Jordão no ponto onde Jesus se batizou a mais de 2 mil anos atrás.

Já o Monte Nebo é o local onde Moisés avistou a "Terra Prometida" pela primeira vez. Com 710 metros de altura, o local oferece uma linda visão panorâmica da cidade.

"Jordan River Baptismal Site" by kellinahandbasket is licensed under CC BY 2.0

"Jordan River Baptismal Site" by kellinahandbasket is licensed under CC BY 2.0


Gastronomia

A Jordânia encanta os viajantes que gostam de comida árabe pela generosidade dos pratos, preços acessíveis e temperos saborosos. Por lá você vai encontrar muita carne de cordeiro, arroz com açafrão e vários tipos de conserva em vinagre. O falafel também é um prato típico local facilmente encontrado.

Não deixe de experimentar também os típicos banquetes beduínos, tradicionalmente preparados em fogueiras. Muitas vezes essas refeições são consumidas com as mãos.

No frio ou calor extremo do deserto, na Jordânia também é muito comum tomar chás. Há várias infusões saborosas que você não pode deixar de experimentar.

Foto retirada do site do hotel Mövenpick Resort Petra

Foto retirada do site do hotel Mövenpick Resort Petra

Onde se hospedar na Jordânia


Four Seasons Hotel Amman

Situado no topo da mais alta das sete colinas de Amã e com vista panorâmica da capital da Jordânia, o hotel chama atenção por sua hospitalidade e design moderno.

O Spa do hotel oferece rituais locais misturados com ingredientes indígenas retirados do Mar Morto para trazer equilíbrio ao corpo e à mente.

Kempinski Hotel Ishtar Dead Sea

Situado à beira do Mar Morto, o hotel conta com uma praia privativa e um luxuoso spa 5 estrelas que oferece tratamentos de beleza com os ricos minerais do Mar Morto.

Em meio a jardins pontilhados por lagoas, cachoeiras e piscinas, o Kempinski é o hotel ideal para desfrutar de privacidade e de uma gastronomia excelente.


Mövenpick Resort Petra

O resort com um toque oriental está localizado na entrada da histórica cidade jordaniana de Petra. O Mövenpick oferece vistas panorâmicas do vale de Wadi Mousa e 7 opções de restaurantes que atendem diferentes gostos de viajantes apaixonados por gastronomia.


É importante saber:

  • É muito importante estudar os costumes, valores islâmicos e leis locais. Viajantes que desobedecem as regras ou desrespeitam a religião local podem ser multados, processados ou presos;

  • Por ser tradicionalmente utilizada para a higiene pessoal pelos jordanianos, a mão esquerda é considerada impura. Por isso, use sempre a mão direita para cumprimentar ou comer;

  • No mês sagrado do Ramadã, os muçulmanos fazem jejum durante um mês, do nascer ao pôr do sol. Por isso, durante esse período não é aconselhável que os turistas comam ou bebam em público, pois pode ser visto como desrespeito à cultura local. Neste período a maior parte dos restaurantes e de outros tipos de comércio do país abrem apenas ao anoitecer (após a quebra do jejum) até o período da madrugada;

  • Vários templos religiosos ou locais mais conservadores podem solicitar o uso do véu para mulheres.

Cidadela, Amã

Cidadela, Amã


Novidade: Grupo exclusivo para Israel by Leroy Viagens!

Após minha viagem inesquecível para Israel em dezembro de 2022, elaborei esse projeto onde levarei um grupo exclusivo para viajar por Israel e Jordânia.

Aqui na Leroy Viagens priorizamos a experiência de cada cliente, devido a essa filosofia temos vagas limitadas.

  • Saída do Brasil dia 20 de janeiro de 2024;

  • Retorno Israel: 30 de janeiro de 2024;

  • Retorno Jordânia: 2 de fevereiro de 2024.

Para saber mais: preencha o formulário “Próxima Viagem” que entraremos em contato com todos os detalhes!

Espero por você! Abraços,

Roberta Leroy