Sri Lanka


As belezas do exótico Sri Lanka se estendem desde o litoral, com praias de águas cristalinas e areias branquinhas, até o interior com florestas, cachoeiras e lindos picos. Famoso por seus chás, a ilha conta com diversos sítios arqueológicos, belíssimos templos, santuários de elefantes, ótimas opções de safáris e inúmeros locais considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO.

Por todos os atrativos naturais e pela diversidade cultural, histórica e religiosa, o Sri Lanka faz jus ao seu nome, que em sânscrito significa “ilha resplandecente”.


Mirissa Beach, Mirissa, Sri Lanka.jpg


Destino já reaberto para brasileiros!

O Sri Lanka já está recebendo brasileiros desde o dia 21 de janeiro de 2021 .

Confira no vídeo a seguir como está sendo o turismo no Sri Lanka neste ano de 2021:





Sobre

O Sri Lanka (ou Sri Lanca) também já foi conhecido como Ceilão. O pequeno país insular está localizado na Ásia, ao sul da Índia, e já foi colonizada por países como Holanda, Reino Unido e Portugal, adquirindo diversas heranças culturais de cada um deles. A paixão pelo chá, por exemplo, foi herdada dos ingleses.

Após 25 anos de guerra civil, que terminou em 2009, o turismo no Sri Lanka é considerado uma atividade recente. Por isso, esse destino super exótico tem muitas belezas pouco exploradas e uma autêntica cultura local.

  • Capital: Sri Jaiavardenapura-Cota (antigamente a capital do país era Colombo)

  • Idioma: Cingalês e tâmil, mas o inglês é amplamente falado

  • Moeda: Rupia cingalesa

  • Religião: budismo, hinduísmo, islamismo e cristianismo

  • Documentos: 

    • Passaporte válido

    • Visto de turista (retirado de forma online)

    • Comprovante de vacina contra cólera, hepatite A e febre tifoide

    • Apresentação de um teste de COVID negativo (teste PCR) feito até 96 horas antes de chegar ao país

    • Preencher um formulário de saúde

    • Apresentar um seguro de saúde durante o período da viagem que considere isolamento e serviços de internação em caso de COVID-19, com cobertura mínima de USD 50 mil

Confira abaixo o mapa com a localização do Sri Lanka:

 




Quando ir

A alta temporada no Sri Lanka se estende entre os meses de dezembro e abril e em julho e agosto, quando as temperaturas variam dos 18°C aos 32°C.

Recomendamos que os clientes da Leroy Viagens evitem apenas os meses de outubro e novembro quando acontecem as monções.



Como chegar

Não existem voos diretos saindo do Brasil, para chegar até o Sri Lanka é necessário fazer ao menos uma conexão em Doha ou em Dubai.

Por isso, recomendamos que os clientes da Leroy Viagens combinem uma viagem ao Ceilão com outros destinos asiáticos:

Uma viagem ao Sri Lanka combina perfeitamente com um roteiro cultural e espiritual na Índia, com as belezas naturais da Tailândia ou com dias de tranquilidade nas águas azuis turquesas das Ilhas Maldivas.



Lion’s Rock

Lion’s Rock



Onde se hospedar

Ceylon Tea Trails

Em meio a campos de chá, cinco bangalôs históricos foram transformados em lodges de luxo. A 1.200 metros de altitude, os lodges contam com uma vista incrível para montanhas, lagos, campos de chá e cachoeiras.

Cada bangalô conta com um mordomo e chef próprio que preparam experiências exclusivas para os hóspedes. Desfrute do melhor da gastronomia local, faça degustações e aulas de culinária. Por lá você também pode desfrutar de caminhadas na natureza, visitar fábricas de chás, andar de bicicleta e caiaque.

É o hotel perfeito para se conectar com a natureza e viver momentos de bem-estar!



Wild Coast Tented Lodge

O Wild Coast está localizado no Parque Nacional de Yala, local que conta com uma rica diversidade de flora e fauna e com a maior concentração de leopardos do mundo! Por tudo isso, os safáris por lá são intensos e muito interessantes.

Desenhado por arquitetos renomados, o premiado hotel foi construído respeitando a natureza. Localizado no meio da selva e ao lado do Oceano Índico, o Wild Coast oferece aos hóspedes uma imersão na natureza e se preocupa com a sustentabilidade.

  • 50% da energia que eles consomem é produzida no próprio hotel (energia solar)

  • O hotel é auto suficiente em água devido a um sistema de dessalinização

  • Todo o lixo orgânico é transformado em gás e é utilizado na cozinha do hotel

Os hóspedes podem desfrutar dos charmosos quartos em formato de um casulo, dos safáris diários, de happy hours que acontecem diariamente na praia com petiscos e bebidas e da excelente gastronomia do hotel.



Cape Weligama

Localizado no sul do Sri Lanka, ao lado de belas praias, o hotel conta com vilas, piscinas e jardins tropicais privados. Há lindos terraços onde são oferecidos almoços e jantares e, algo que também chama atenção, são os banheiros com vistas cênicas para o Oceano Índico.

O Cape Weligama conta com excelente gastronomia e vários restaurantes no hotel. Eles oferecem também experiências gastronômicas locais, café da manhã flutuante na piscina e churrascos privativos com chefs.

Há atividades como yoga, pilates, escola de mergulho e surfe. Nas praias próximas ao hotel você relaxar, praticar esportes aquáticos ou viver a experiência mais buscada nessa região do país: o safári marinho para avistar as baleias azuis.

O que fazer no Sri Lanka

  • Passear por plantações, fábricas de chá e experimentar as famosas infusões locais

  • O país é um excelente destino para viajantes interessados em safáris (diurnos ou noturnos). Seus 26 parques nacionais (com destaque para o Yala, o Minneriya e o Udawalawe), abrigam uma imensa variedade de vida animal. Por lá você poderá avistar leopardos, elefantes e outros animais como o Lóris-delgado-vermelho (um dos animais mais raros do mundo)

  • Fazer um safári marinho para avistar baleias azuis

  • Visitar os santuários de elefantes

  • Relaxar em praias desertas e paradisíacas com águas cristalinas

  • Praticar esportes aquáticos como surf, kitesurf, snorkel e canoagem

  • Fazer trilhas e tirolesa

  • Meditar, praticar yoga e se aprofundar em conhecimentos sobre Ayurveda (vários hotéis por lá tem esse foco)

  • Participar de festivais como a maior celebração budista do mundo, o Kandy Esala Perahera

  • Visitar templos budistas ou hindus, estupas e sinagogas

  • Conhecer os 8 Patrimônios da UNESCO (6 são culturais e 2 naturais)

  • Fazer uma das viagens de trem mais bonitas do mundo, entre as cidades de Ella e Kandy



trem-sri-lanka.jpg






Gastronomia

Além de diversa, podemos dizer que a gastronomia do Sri Lanka é marcante! Apimentada, quente, aromática, repleta de especiarias e com muitas cores vibrantes.

Para os cingaleses (nativos do Sri Lanca), nada se compara a um prato farto de arroz com curry. Os locais gostam tanto de curry, que por lá você encontrará vários tipos dessa especiaria: desde o kiri hodi, nem um pouco picante, até o curry de frango, apimentado a ponto de deixar os olhos lacrimejando (o favorito dos locais). Mas caso você não goste de pratos muito apimentados, lembre-se sempre de solicitar ao chefe para maneirar nos temperos.

Ao solicitar uma viagem com a Leroy Viagens, não deixe de comunicar essa preferência durante o planejamento. Afinal, nosso serviço é totalmente personalizado e focado em suas necessidades específicas. Por isso, iremos selecionar os melhores restaurantes e hotéis com opções de pratos internacionais. Saiba mais sobre os nossos serviços.

Não deixe de experimentar também o coco amarelo (um pouco mais doce do que o coco verde), frutas exóticas como o durian, mangostão e a limonia, e o Appa, prato preferido dos locais, composto por uma massa crocante e levinha que é comida pura ou recheada.


Foto retirada do site do Wild Coast Tented Lodge

Foto retirada do site do Wild Coast Tented Lodge



Os chás do Sri Lanka

O Sri Lanka é o quarto maior produtor de chá do mundo, ficando atrás apenas da China, da sua vizinha Índia e do Quênia. O chá mais famoso produzido por lá é o chá preto, que contém ótimas propriedades medicinais.

A diferença de altitude à medida que você vai em direção a parte mais central do ilha, favorece a plantação de diferentes tipos de chás: desde os chás low-grown (nascem em baixa altitude, entre 0 e 600 metros), até os chás high-grow (que nascem acima dos 1.200 metros).

A viagem de trem, considerada como uma das mais bonitas do mundo, passa por diversas plantações de chá entre as cidades de Ella e Kandy. Ella é o melhor lugar para os viajantes interessados em conhecer mais sobre o processo de produção de chá, visitar fábricas e fazer tours com degustação.


cha-sri-lanka.jpg


Principais cidades

Colombo

A antiga capital do Sri Lanka já foi um importante porto das antigas rotas comerciais entre ocidente e oriente. Sua arquitetura é um contraste entre arranha-céus, shoppings modernos e construções da época colonial.

Lá se encontram o famoso parque Viharamahadevi e seu Buda gigante e o Museu Nacional de Colombo, dedicado à história do país.

Colombo, Sri Lanka.

Colombo, Sri Lanka.

Pinnawala

Pinnawala é uma vila do distrito de Kegalle, localizada a 90km de Colombo. É conhecida mundialmente pelo Pinnawala Elephant Orphanage, o maior orfanato de elefantes do mundo! O local foi criado com o intuito de cuidar de filhotes órfãos, que ainda são muito encontrados pelo país, e lá os visitantes podem alimentar os pequenos elefantes e os acompanhar enquanto tomam banho em um rio próximo ao local.

Pinnawala Elephant Orphanage, Sri Lanka.

Pinnawala Elephant Orphanage, Sri Lanka.

Dambulla

Localizada no distrito de Matale, na região central do país, Dambulla faz parte do Triângulo Cultural e possui monumentos que são considerados Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Lá está o renomado Cave Temple, o maior e mais bem preservado templo localizado dentro de uma caverna do país. No alto de uma pedra a 160 metros de altura, encanta seus visitantes com suas diversas estátuas e pinturas religiosas.

Dambulla, Sri Lanka.

Dambulla, Sri Lanka.

Sigiriya

Durante o reinado do rei Kassyapa, a cidade antiga de Sigiriya foi construída no topo de uma pedra, a mais de 200 metros de altura, conhecida como Lion Rock, por ter sido esculpida no formato de um leão.

A cidade também faz parte do Triângulo Cultural do país e é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Hoje, ainda é possível ver em seu topo as ruínas dos palácios e em sua base, as ruínas das estruturas que fortificaram a cidade.

Sigiriya, Sri Lanka.

Sigiriya, Sri Lanka.

Polonnaruwa

Conhecido como A Cidade Antiga de Polonnaruwa, é um complexo arquitetônico rodeado por um lago artificial e repleto de palácios, pontes, templos, mosteiros, salões de banho reais, salas de reunião com lindas decorações e com diversas estátuas de Buda espalhadas. É considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e atrai turistas de todo o mundo.

Polonnaruawa, Sri Lanka.

Polonnaruawa, Sri Lanka.

Outras cidades

Outras cidades que valem a pena encaixar em seu roteiro são Habarana, Matale, Kandy e Nuwara Eliya.

Templo da Relíquia do Dente Sagrado, em Kandy, Sri Lanka.

Templo da Relíquia do Dente Sagrado, em Kandy, Sri Lanka.








Solicite sua viagem personalizada para o Sri Lanka

É imprescindível contar com especialistas para planejar viagens para destinos exóticos como o Sri Lanka. Por isso, conte com a Leroy Viagens para cuidar de TODOS os detalhes, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tenham a ver com o que você busca. Clique no botão abaixo, entenda como é o nosso trabalho e solicite sua viagem personalizada: