Rota romântica

A rota tem 400 km de estrada para percorrer entre vilarejos, paisagens naturais e castelos de tirar o fôlego.

A rota romântica da Alemanha vai de Würzburg até Füssen mostrando o melhor do país. O Castelo de Neuschwanstein encontrado na rota inspirou o Walt Disney a criar o castelo da Cinderela nos filmes.

Saiba tudo sobre a Rota Romântica, melhores cidades, como se locomover, clima e quantos dias ficar.

Sobre a Alemanha

A Alemanha é um país situado entre a França e a Polônia com cerca de 83 milhões de habitantes.


Algumas rotas são muito conhecidas, pois possibilitam que o turismo seja personalizado de acordo com o que cada um aprecia em uma viagem.

A rota romântica, por sua vez, abrange longos percursos  pelo centro do país e proporciona diferentes cenários, entre belas montanhas, vinhedos, cidadelas antigas e castelos deslumbrantes.

Baixe o guia de lua de mel e veja os melhores destinos de acordo com o seu orçamento.


Regras para entrada na Alemanha

Para entrar na Alemanha é preciso estar vacinado com a dosagem completa de uma das vacinas aceitas em até 14 dias. A Alemanha aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil, exceto a CoronaVac. É preciso fazer comprovação via certificado digital Covid da UE.

Acompanhe aqui a regra para entrada em outros países abertos para  brasileiros.

O que é a Rota Romântica?

A Rota romântica é uma rota entre, castelos que inspiram contos de fadas, cidades medievais e paisagens naturais. Ela começa na cidade de Würzburg e vai até Füssen, dessa forma é possível começar a pegar a estrada partindo dos grandes centros Frankfurt ou Munique.

Veja abaixo o mapa da rota romântica da Alemanha:


Quais são as cidades que fazem parte da rota romântica na Alemanha?

As cidades que fazem parte da rota romântica da Alemanha são :

Würzburg;  Tauberbischofsheim; Lauda-Königshofen; Bad Mergentheim; Weikersheim; Röttingen; Creglingen; Rothenburg ob der Tauber; Schillingsfurst; Feuchtwangen; Dinkelsbühl; Wallerstein; Nördlingen; Harburg; Donauwörth– Rain; Augsburg; Friedberg; Landsberg am Lech; Hohenfurch; Schongau; Peiting; Rottenbuch; Wildsteig; Steingaden; Halblech; Schwangau e os Castelos; Füssen.


Como se locomover na rota?

O meio mais recomendado para fazer esta rota é de carro, é importante ressaltar que brasileiros pode dirigir no exterior mediante a apresentação da permissão internacional para dirigir (PID) emitida pelo detran de cada estado. 

Alugando um carro é possível percorrer todo o trecho sem preocupações, a rota não faz parte das estradas de alta velocidade da Alemanha, por isso é importante tomar cuidado com esse ponto.


Principais cidades da Rota Romântica

Mesmo que não tenha tempo de percorrer todas as cidades, não deixe de visitar as melhores cidades da rota.


Consulte-nos para saber qual cidade qual mais combina com você. Escolha a melhor forma de falar com a gente.


Algumas cidades da Rota:


Berlim

Berlim é a maior cidade da Alemanha e capital do país. Este destino é cercado de muita história e você encontrará museus fantásticos, vida noturna bem movimentada, arquitetura impressionante e muitas outras atrações.


Para o visitante de primeira viagem ao país, existem locais quase que obrigatórios de se conhecer. Um deles é o Portão de Brandemburgo que se localiza no fim da avenida Unter den Linden.

Este ponto turístico é um grande monumento histórico que foi construído em 1791 e que tinha como principal finalidade dar acesso direto ao rei do palácio real até o seu jardim. Outra atração a se visitar é o Memorial do Holocausto, que hoje é visitado por muitos turistas e famílias judias. E não se engane, a cidade ainda tem muito mais pontos para se visitar.



Wurzburg

Possui mais de mil e trezentos anos de idade e é cercada por vinhedos sendo o ponto de partida da famosa viagem pela Rota Romântica alemã. Além das visitas aos vinhedos, você poderá ir à Würzburg Residenz, um castelo que abrigou os Condes de Schönborn. Os amantes de arquitetura irão encontrar construções, igrejas e praças que mesclam estilos gótico, rococó e barroco.



Rothenburg

A cidade é toda murada e pode-se dar uma volta completa ao redor de Rothenburg pelos seus 4 km de muralhas. A Praça do Mercado, abriga cafés, lojinhas e a imponente prefeitura da cidade. E nesse local também que acontece a tradicional feira de Natal. Rothenburg é considerada por alguns como a mais bela cidade da Rota Romântica.


Fussen

Fussen é uma cidadezinha com aproximadamente 15 mil habitantes, localizada a 5 km da fronteira austríaca. A cidade é base para conhecer o Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela. Conhecida como uma cidade dos contos de fadas, suas ruas medievais e conservadas encantam seus visitantes.


Casinhas coloridas, lojas de souvenirs, bares, restaurantes, cafés resulta em um ambiente charmoso que parece ter parado no tempo.


Munique

Munique é uma das principais cidades da Alemanha e capital do estado da Baviera. É na cidade de Munique que acontece a famosa Oktoberfest, onde fica o museu e a fábrica da empresa automobilística BMW. Você poderá visitar o palácio Nymphenburg, o Residenz, e bem perto dali ficam o palácio de Linderhof e o famoso castelo Neuschwanstein. Além do centro histórico que abriga a Câmara Municipal e o Mercado de Natal.

Qual a melhor época para fazer a rota?

Não recomenda-se fazer o roteiro durante o inverno devido as baixas temperaturas. É difícil ficar muito tempo ao ar livre nessa época, além disso os dias são mais curtos durante o inverno no hemisfério norte o que limita o tempo das atividades.

Durante o verão, as caminhadas serão agradáveis e os dias mais longos tornando o passeio mais agradável. Para quem quer ver a mudança das folhagens nas árvores o outono pode ser uma época especial.

Quantos dias são necessários para fazer a rota?

Entre 5 a 7 dias é o tempo indicado para visitar todos os pontos, caso queira ver tudo com mais tranquilidade, fique a vontade para estender o período. Afinal, o mais importante em cada viagem é fazer tudo em seu próprio tempo sem precisar seguir um tempo determinado.

Antes de viajar para a Alemanha é importante saber que:

  • O seguro viagem é obrigatório em viagens para a Europa;

  • O passaporte deve ser válido para até 6 meses após o embarque.

Curiosidade

No destino final, Füssen está o castelo mais comentado da rota que inspirou os contos de fada. O majestoso Castelo de Neuschwanstein esta rodeado de uma paisagem exuberante. Não deixe de visitar também, casas enxaimel coloridas, ruas estilo medieval, vales e montanhas, além de praças antigas.


 

Solicite sua viagem personalizada para a Alemanha!

Nós podemos cuidar de TODOS os detalhes dessa viagem para você, desde a compra dos bilhetes aéreos até a reserva das experiências que mais tem a ver com o seu perfil. Clique no botão abaixo e solicite o seu roteiro personalizado para esse destino incrível!