Prepare-se para um novo jeito de viajar!

(Conteúdo atualizado em 18/12/2020)


O mundo mudou e impactou fortemente o setor do turismo, mudando também a forma como nós viajamos.

Os pontos de atenção durante o planejamento da viagem aumentaram e nunca foi tão importante ter profissionais preparados e bem informados para auxiliar os viajantes, colocando sua segurança sempre em primeiro lugar! 

turismo-pos-covid-19-leroy-viagens (5).jpg





Para abordar as mudanças do turismo pós COVID-19 e mantê-los informados, nós preparamos esse blog post que será constantemente atualizado.

Abordamos em alguns tópicos abaixo algumas medidas adicionais de higiene e segurança que já estão sendo tomadas em setores que compõem o turismo.





Restrições em cada região ou país

Há vários destinos nacionais e internacionais que estão exigindo o teste PCR negativo para os turistas e cada cidade ou país tem regras diferentes em relação ao teste e sua validade. Por isso, informe-se com antecedência!

Em relação às regras do nosso país, a partir do dia 30/12/2020, os brasileiros que viajarem para o exterior e os estrangeiros que vierem para o Brasil também precisarão apresentar o teste PCR negativo antes do embarque (o teste precisa ser realizado em até 72h antes do voo).

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) possui um mapa, que é atualizado constantemente, e está sendo muito útil em relação ao fornecimento de informações sobre restrições de imigração por país, devido ao novo coronavírus.

Esse recurso normalmente é usado pelas companhias aéreas para validar os requisitos de viagem dos passageiros. Ele é desenvolvido com base em parcerias com companhias aéreas e relações mais próximas com agências governamentais em todo o mundo e é alimentado pelo Timatic (autoridade reconhecida usada por praticamente todas as companhias aéreas internacionais).

Clique na imagem abaixo, escolha o país de interesse e confira as restrições de imigração e os requisitos de viagem necessários:



Mapa interativo dos Regulamentos de Viagem devido ao coronavírus (powered by Timatic)

Mapa interativo dos Regulamentos de Viagem devido ao coronavírus (powered by Timatic)


Destinos já reabertos no Brasil

Acesse o perfil da Leroy Viagens no Instagram e confira no destaque com o nome “Reabertura”, alguns destinos e hotéis já reabertos no Brasil.

Medidas de segurança em aeroportos

Confira abaixo uma lista com algumas medidas que estão sendo tomadas em vários aeroportos em todo o mundo:


turismo-pos-covid-19-leroy-viagens (2).jpg



  • Será obrigatório a utilização de máscaras nos aeroportos. Os passageiros que se recusarem a usá-las podem ser impedidos de embarcar;

  • O check-in online será ainda mais utilizado, pois estando com o cartão de embarque no celular o passageiro evita o contato físico com os atendentes;

  • Várias companhias aéreas passarão a utilizar o balcão apenas para realizar check-in de casos especiais e para despachar bagagens;

  • Será comum ver organizadores de filas nos aeroportos para evitar aglomerações e proximidade física entre os passageiros;

  • Em vários aeroportos terão câmeras térmicas para medir a temperatura corporal dos passageiros;

  • Com o controle sanitário nos aeroportos, pessoas com sintomas do novo coronavírus podem ser impedidas de embarcar;

  • Os embarques estão sendo feitos em grupos reduzidos para um maior distanciamento entre os passageiros. Além disso, novas tecnologias estão surgindo, como o Tapete Azul, que orienta o embarque a partir de uma projeção no chão com o número do assento de cada passageiro. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:



  • Em vários aeroportos as áreas comuns foram reorganizadas de acordo com as regras de distanciamento social;

  • Os aeroportos estão priorizando embarques pelo finger (ponte de embarque que faz a ligação entre o terminal e o avião) para evitar embarque remoto (quando os passageiros são levados em ônibus até as aeronaves);

  • Todos os ônibus que transferem passageiros também estão passando por minuciosos processos de limpeza.


Companhias aéreas

Várias companhias aéreas já estão se ajustando e tomando medidas extras de higiene e segurança. Confira abaixo uma lista com algumas dessas medidas e algumas mudanças durante os voos:


turismo-pos-covid-19-leroy-viagens (3).jpg


  • Muitas companhias aéreas estão aplicando questionários de saúde nos passageiros. Entre as perguntas, eles podem solicitar o endereço de estadia;

  • Os passageiros com sintomas do novo coronavírus, considerados não aptos para viajar, poderão remarcar seus voos sem custo. O novo embarque só será possível após autorização médica;

  • Em caso de viagens internacionais, algumas companhias aéreas solicitavam informações do passaporte no momento do check-in. Contudo, devido às restrições de viagem para diversos países, algumas companhias podem solicitar essas informações do passaporte com antecedência média de 72 horas antes do embarque;

  • Algumas companhias aéreas estão distribuindo kits de limpeza com lenços, géis antissépticos e máscaras de proteção para os passageiros;

  • Os passageiros e a tripulação precisarão utilizar máscaras individuais de proteção durante todo o voo (com exceções para bebês e crianças);

  • Várias companhias aéreas estão bloqueando o assento central para aumentar ainda mais o distanciamento entre os passageiros. A tripulação a bordo também poderá reposicionar os mesmos para manter o distanciamento;

  • Muitas companhias aéreas suspenderam o serviço de bordo! Por isso, leve o seu snack para os voos mais longos e saiba que, algumas companhias, podem solicitar que você faça o seu lanche na parte traseira do avião;

  • Todos os itens usados durante as refeições, como garfos, colheres, copos e pratos, além do processo de lavagem regular, são desinfetados pelas companhias aéreas que continuam com serviço de bordo;

  • Dentro das aeronaves o ar será renovado em média a cada 3 minutos. Para esse processo, são utilizados filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) que ajudam a eliminar vírus e bactérias com a efetividade de 99,99%;

  • As companhias aéreas estão reforçando a limpeza das aeronaves, aumentando a frequência e utilizando os produtos indicados contra o COVID-19. Essa limpeza é feita minuciosamente especialmente em superfícies como apoio de braço, mesas dobráveis, telas de entretenimento a bordo, controles, fivelas dos cintos de segurança, persianas, compartimento de bagagens, assento sanitário, botão de descarga, maçanetas, torneiras, entre outras;

  • Algumas companhias também extinguiram ou simplificaram o serviço de bordo em voos de curtas e médias distâncias;

  • Algumas companhias aéreas extinguiram tens que possam ser compartilhados entre os passageiros como revistas, cardápios e catálogos;

     

  • O processo de desembarque das aeronaves também será diferente. Algumas companhias estão adotando o desembarque a cada duas filas.


Muitas companhias aéreas estão mostrando como é feito o processo de higienização das aeronaves, como no exemplo abaixo da Turkish Airlines:

Para conferir as medidas que estão sendo tomadas por cada companhia aérea, clique no nome da companhia e confira:



Meios de Hospedagem

Segue abaixo um lista com medidas de segurança que estão sendo adotadas por diversos meios de hospedagem:


hoteis-pos-covid-19-leroy-viagens.jpg


  • Hotéis e pousadas não estão operando com 100% de ocupação e, com isso, a disponibilidade dos quartos está se esgotando rapidamente! Por isso, recomendamos que você planeje suas viagens com uma maior antecedência para garantir os melhores hotéis e tarifas;

  • Muitos hotéis e pousadas estão optando pelo check-in online;

  • Disponibilização de álcool gel;

  • Vários meios de hospedagem estão colocando tapetes umedecidos com desinfetante a base de amônia quaternária próximos às portas de entrada;

  • Os hóspedes devem usar máscaras em todas as dependências comuns das hospedagens;

  • Os ambientes estão sendo minuciosamente higienizados;

  • Algumas redes de hotéis, como a The Leading Hotels of the World, contou com a colaboração de especialistas para criar algumas diretrizes de melhores práticas de limpeza e desinfecção para os hotéis membros;

  • Vários meios de hospedagem estão adquirindo certificações de prevenção como o GBAC STAR ™. Esse credenciamento significa que uma instalação:

    • Estabeleceu e manteve um programa de limpeza, desinfecção e prevenção de doenças infecciosas para minimizar os riscos associados a agentes infecciosos, como o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

    • Manteve os protocolos de limpeza adequados, técnicas de desinfecção e práticas de trabalho em vigor para combater riscos biológicos e doenças infecciosas.

    • Conta com profissionais de limpeza altamente qualificados, treinados para preparação e resposta a surtos e doenças infecciosas.

  • Alguns lugares adotaram o intervalo de 72 horas entre uma hospedagem e outra;

  • Janelas e portas estão sendo mantidas abertas nos ambientes sociais;

  • Muitas hospedagens passaram a oferecer o serviço de café da manhã diretamente no quarto dos hóspedes, para evitar as aglomerações nos restaurantes e espaços comuns;

  • Muitos hotéis e pousadas estão mudando o layout de seus restaurantes e áreas comuns para seguir as novas regras de segurança;

  • Os móveis da piscina serão desinfetados com frequência;

  • Em muitos hotéis os equipamentos em academias estarão posicionados de forma que tenha um maior distanciamento físico. Muitos hotéis também só estão permitindo o uso da academia mediante agendamento. É uma forma de evitar lotação no espaço;

  • Foi suspenso o uso de piscinas, saunas e academias em muitos lugares;

  • Alguns meios de hospedagem estão higienizando os aparelhos de ar condicionado a cada nova ocupação;

  • A temperatura do staff dos hotéis e pousadas está sendo medida. O uso de máscaras e outros EPI’s (indicados para cada tarefa) se tornou obrigatório; 



Nós da Leroy Viagens estamos sempre atentas a como o setor está se adaptando a essa nova realidade para continuar oferecendo um serviço de qualidade e com segurança para os nossos clientes.

Conte com o nosso apoio e atenção a cada detalhe no planejamento da sua próxima viagem!

Clique no botão abaixo para conhecer os nossos serviços: